Palacete dos Condes de Sampayo vai ser restaurado
Câmara Municipal da Moita vai reabilitar Palacete dos Condes de Sampayo para integrar na Rede Portuguesa de Museus, num investimento de 758.006 euros.
A intervenção está inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – PEDU, no domínio da Regeneração Urbana, esta intervenção faseada no edifício histórico visa a sua reabilitação e conservação na perspetiva da futura inclusão numa estrutura museológica municipal e na Rede Portuguesa de Museus.
De acordo com a autarquia, sendo o o edifício contíguo ao Moinho de Maré de Alhos Vedros, pretende-se ainda, com esta intervenção, ampliar as valências multifuncionais do Moinho, de modo a que o conjunto edificado possa assumir-se como um polo dinamizador do Largo do Descarregador e da vila de Alhos Vedros, fomentando uma utilização plena do espaço envolvente e criando, assim, um foco de interesse e atracção.
Além desta obra, o município vai ainda proceder à “Reconversão Viária para Zona 30 na Ex-Estrada Nacional 11-1 da Baixa da Banheira”, actualmente a principal ligação entre os núcleos urbanos dos concelhos da Moita e do Barreiro, visa a acalmia do tráfego automóvel, a redução da velocidade e a criação de baias de paragem de autocarro fora da faixa da rodagem, o aumento dos lugares de estacionamento e das áreas de passeio, bem como a melhoria das condições das infraestruturas existentes e das condições arbóreas, de modo a reduzir as emissões de CO2. A área de intervenção, com cerca de 2,8ha, abrange a extensão da ex-Estrada Nacional, desde a Rotunda do Emigrante até ao entroncamento com a Rua Henrique Amado, no limite do concelho da Moita.
Esta intervenção, que implica um investimento de 1.518.132 euros, insere-se no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, no domínio da Mobilidade Sustentável, e será cofinanciada por fundos comunitários, no âmbito do programa Operacional Regional de Lisboa (Portugal 2020).
Programa Municipal de Repavimentações com investimento de 2 milhões de euros
A autarquia revela ainda que o projecto, aprovado por unanimidade, para a execução do “Programa Municipal de Repavimentações” implica um investimento de 2.182.540 euros. A Câmara Municipal desenvolveu um levantamento exaustivo dos arruamentos municipais que necessitam de ser reabilitados no curto e médio prazo.