Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Reabilitacao
Lousã investe 302 mil euros na reabilitação do castelo medieval

 

Lousã investe 302 mil euros na reabilitação do castelo medieval

2 de janeiro de 2017

A Câmara da Lousã vai investir 301.623 euros na reabilitação do castelo local, classificado em 1910 como monumento nacional, anunciou hoje a autarquia.

O projecto inclui a construção de acessos ao imóvel, com apoio comunitário de 212.500 euros, obtido através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), assumindo o município a parte restante do investimento, que ascende a 89.123 euros.

A intervenção no castelo da Lousã, também conhecido como castelo de Arouce, em plena montanha, junto às ermidas da Senhora da Piedade e da piscina fluvial da Azenha, vai ser realizada ao abrigo do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, afirma em comunicado a autarquia liderada por Luís Antunes.

Para o autarca do PS, estas obras vão permitir “preservar e potenciar um monumento com importância relevante, reforçando a oferta turística” do concelho da Lousã, no distrito de Coimbra.

“O projecto da modernização, que contempla a acessibilização do castelo, intervenções na zona envolvente, nomeadamente com a construção de um espaço de recepção e de serviços e outras melhorias dos diversos espaços, é da autoria do arquitecto lousanense Fernando Silva e foi já aprovado pela Direcção-Geral do Património Cultural”, adianta.

O castelo medieval da Lousã “surge documentado, pela primeira vez, em 1087, no testamento de D. Sesnando Davides”, o moçárabe que governou a cidade de Coimbra com o cargo de alvazil.

“Apesar da sua origem incerta, este equipamento assumiu uma posição estratégico-militar de particular relevância entre a conquista de Coimbra, no ano de 1064, e a conquista de Lisboa, em 1147”, salienta a Câmara Municipal.

No século XX, entre os anos 20 e 60, sob tutela da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, o castelo de Arouce foi submetido a importantes obras de restauro.

O monumento, na Serra da Lousã, integra a Rede de Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025