CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

IFRRU 2020: BPI já financiou 14 projectos no valor de 118 M€

13 de novembro de 2018

Dos 184 milhões de euros de investimento para projectos de reabilitação no âmbito do IFRRU 2020, 118 milhões correspondem a 14 projectos financiados pelo BPI.

O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) já formalizou 42 contratos de financiamento, sendo que 14 deles no valor de 118 milhões de euros, são do BPI, tendo o banco financiado 98 milhões de euros, sendo responsável por mais de metade do volume de financiamento no âmbito do IFRRU.

Segundo o BPI, alguns desses projectos já são conhecidos. Em Março, foi anunciado a primeira operação de financiamento no Porto, no âmbito da reabilitação urbana. No montante de 1,5 milhões de euros e com prazo de 20 anos, destina-se a financiar um projecto de investimento de dois milhões de euros para a reabilitação integral de um edifício localizado na Baixa do Porto, próximo da estação de S. Bento. O imóvel, que se encontra devoluto, será convertido num empreendimento dotado de 16 apartamentos turísticos, com tipologias T0, T1 e T2, que será comercializado sob a designação "S. Bento Residences - Family & Business Lofts".

Em Abril, o BPI anunciava o primeiro contrato de financiamento no Alentejo, com um investimento total de 5,6 milhões de euros. O projecto destina-se à reabilitação integral do antigo Convento de São Paulo, no centro histórico de Elvas, classificado pela UNESCO como património mundial. No imóvel reabilitado será instalada uma actividade económica do sector do turismo, pela mão do segundo maior grupo hoteleiro português - Grupo Vila Galé, no "ranking" das maiores empresas de hotelaria do mundo, prevendo-se a criação directa de 25 a 30 postos de trabalho.

O banco anunciou ainda em Maio que o BPI e o Grupo The Fladgate Partnership, detentor das marcas Taylor's, Croft, Fonseca e Krohn, celebraram acordos de financiamento para o projecto de recuperação dos antigos armazéns de vinho do Porto, que dará origem à criação do complexo World of Wine (WoW), um parque de experiências culturais e de lazer com forte vocação na educação vínica, situado no centro histórico de Vila Nova de Gaia. Os financiamentos do BPI, o único banco envolvido no projeto, ascendem em termos globais a 58 milhões de euros com prazo máximo de 20 anos e serão realizados ao abrigo das linhas de apoio à reabilitação urbana, IFRRU 2020 e JESSICA. O investimento global do grupo Taylor's para o conjunto dos diversos projectos do complexo WoW ascende a mais de 100 milhões de euros.