Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Reabilitação do Jardim Botânico de Queluz vence Prémio Europeu

 

Reabilitação do Jardim Botânico de Queluz vence Prémio Europeu

 

Reabilitação do Jardim Botânico de Queluz vence Prémio Europeu

 

Reabilitação do Jardim Botânico de Queluz vence Prémio Europeu

18 de maio de 2018

O projecto de reabilitação do Jardim Botânico de Queluz venceu o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018, na categoria Conservação, uma distinção que representa o reconhecimento internacional, ao mais alto nível, “de realizações notáveis nos domínios da conservação, investigação, serviço dedicado e educação, formação e sensibilização”. O prémio foi atribuído por um júri de especialistas independentes.

O jardim esteve abandonado desde a década de 40 do século passado e, em 1984, viria mesmo a ser desmontado na sequência das cheias de 1983 que atingiram fortemente a zona, mercê nomeadamente das grandes cheias da ribeira do Jamor.

A Parques de Sintra desde que assumiu a gestão dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz, 2012, requacionou a reconstrução do desaparecido jardim. Os trabalhos incluíram a reconstrução de quatro estufas e o restauro e conservação de azulejos pintados e elementos em alvenaria, tais como a fonte ornamental e as estátuas circundantes, elementos que regressaram ao seu lugar original no jardim. O processo de recuperação incluiu trabalhos nos muros, nos pavimentos e a introdução de novos sistemas energéticos, de gestão de água e segurança. Foi ainda criado um projecto educacional e interpretativo.

No interior das estufas, e de acordo com os registos históricos encontrados, foram plantados ananases, produzidos em tempos para os banquetes de Queluz.

Os meticulosos estudos e pesquisas de elementos arqueológicos e recuperados dos escombros, o exame detalhado das estruturas existentes e o absoluto respeito pela traça original tornam a reconstrução do Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz num caso de estudo europeu, pela metodologia utilizada na reconstrução de um jardim histórico na sequência de um desastre natural.

O Jardim Botânico foi inaugurado em Junho de 2017 e a sua reabilitação representou um investimento de 815 mil euros.

Veja o vídeo AQUI