


REVIVE abre concurso para concessão do Forte da Barra de Aveiro
O Concurso para a concessão do Forte da Barra de Aveiro, no concelho de Ílhavo, no âmbito do Programa REVIVE, vai ser anunciado no próximo dia 30 de Janeiro, quinta-feira, pelas 15h, na sede da Administração do Porto de Aveiro (Forte da Barra, Edifício 9, Gafanha da Nazaré, Ílhavo), em cerimónia que contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Com uma localização privilegiada sobre a foz do rio Vouga, na Ilha da Mó de Baixo, o Forte da Barra de Aveiro, também conhecido como Forte Pombalino, Forte Novo ou Castelo da Gafanha, fazia parte do conjunto de fortalezas joaninas edificadas entre 1642 e 1648, cuja disposição visava reforçar as fronteiras do reino.
Em meados do século XIX, a fortaleza perdeu importância defensiva e estratégica, sendo desactivada das suas funções militares. Ainda serviu de local de orientação para entrada de barcos na Barra de Aveiro, perdendo essa função com a construção do Farol da Barra.
Lançado em 2016, o Programa REVIVE visa a recuperação de imóveis públicos de elevado valor patrimonial “através da realização de investimentos privados que os tornem aptos para afetação a uma actividade económica lucrativa, com vocação turística, nomeadamente, nas áreas da hotelaria, da restauração, das actividades culturais, ou outras formas de animação e comércio”. Até ao momento foram lançados 21 concursos, 14 dos quais foram concluídos e destes apenas dois não foram concessionados – o Convento de São Francisco, em Portalegre e o Convento de São Fiel, em Castelo Branco. A reabilitação dos 12 imóveis públicos concessionados representam envolvem um investimento privado que ascende a mais de 100 milhões de euros.