Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Plano de Pormenor do Cais do Ginjal em consulta pública

 

Plano de Pormenor do Cais do Ginjal em consulta pública

21 de agosto de 2017

Câmara Municipal de Almada (CMA) procede à abertura de um período de discussão pública da proposta de Plano de Pormenor Cais do Ginjal.

Trata-se de uma zona que nas últimas décadas tem estado praticamente ao abandono mas que foi um espaço histórico industrial de grande importância para a cidade de Almada. Contudo, a autarquia está consciente que "o Ginjal e Quinta do Almaraz revelam-se como uma oportunidade extraordinária de revitalização do núcleo histórico pela sua dimensão e pela sua posição estratégica de porta e fachada da cidade de Almada".

A câmara municipal adianta ainda que o Plano implica a "criação de novos acessos entre a cota baixa do rio e a cota alta da cidade deverá ser vista de forma absolutamente interligada com outras acessibilidades de forma a garantir um maior cerzir entre a cidade e a área de intervenção".

A área de intervenção abrange uma superfície de 84430 m2 e tem como limites: a Norte o rio Tejo; a Sul a arriba e a Quinta de Almaraz; a Poente o núcleo histório do Olhode-boi e a Nascente Cacilhas. 

Pretende-se criar mecanismos de salvaguarda, revitalização e reutilização do património edificado que permitam a valorização económica, social, cultural e paisagística de toda a frente ribeirinha. 

O plano de Pormenor é assumido pela autarquia e a Tejal - Empreendimentos imobiliários.

O período de discussão pública decorrerá durante 120 dias úteis, com início no dia 25 de agosto de 2017 e final no dia 19 de fevereiro de 2018, encontrando-se aberto aos contributos que os cidadãos entendam durante aquele período.

Segundo comunicado enviado pela CMA, o plano pode ser consultado a partir do dia 23 de agosto de 2017, nos seguintes locais:

  • Na página eletrónica da Câmara Municipal de Almada, em www.m-almada.pt;
  • Nas instalações da Direcção Municipal de Obras, Planeamento, Administração do Território e Desenvolvimento Económico (DMOPATDE);
  • Nas instalações da Junta de Freguesia da Cacilhas, sita na Rua Liberato Teles, n.º 6-A, em Cacilhas.