Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Parlamento aprova requalificação do Forte de Peniche

 

Parlamento aprova requalificação do Forte de Peniche

 

Parlamento aprova requalificação do Forte de Peniche

7 de abril de 2017

O parlamento aprovou hoje, com a abstenção de PSD e CDS-PP, projectos de resolução do PS, BE e PCP que recomendam ao Governo a preservação da memória histórica e a requalificação do Forte de Peniche.

Os projetos tinham sido debatidos na quinta-feira pela Assembleia da República, a propósito de uma petição no mesmo sentido.

As três iniciativas foram aprovadas com a mesma votação: abstenção do PSD e do CDS-PP e votos favoráveis das restantes bancadas.

Em Setembro de 2016, a Fortaleza de Peniche foi integrada pelo Governo na lista de monumentos históricos a concessionar a privados, no âmbito do programa Revive.

A decisão suscitou polémica, o que levou o Governo a recuar e, em Novembro, o ministro da Cultura anunciou que o Governo tinha retirado o Forte de Peniche do plano Revive.

A avaliação do estado de degradação do monumento aponta para obras de requalificação orçadas em 3,2 milhões de euros, de acordo com o relatório da inspecção efectuada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto a pedido da DGPC, a que a Lusa teve acesso.

Num relatório idêntico, a câmara municipal estima em 5,5 milhões de euros as intervenções consideradas urgentes.

A Fortaleza de Peniche foi uma das prisões do Estado Novo de onde se conseguiram evadir diversos militantes, entre eles o histórico secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal, em 1960, protagonizando um dos episódios mais marcantes do combate ao regime ditatorial.

 Lusa/DI