CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Obras Públicas: Contratos recuam 22% mas concursos sobem 24% em Maio

26 de junho de 2020

Até final de Maio, foram promovidos 2.213 milhões de euros resultantes do lançamento de concursos de empreitadas de obras públicas, o que representa uma subida de 24%. Já os contratos celebrados recuaram 22%.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, em matéria de promoção de concursos, o valor apurado para os primeiros cinco meses do ano 2020 é, em termos homólogos, o mais elevado desde o início da série, em 2010.

Já o volume de contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos, celebrados até ao final de Maio e objecto de reporte no Portal Base foi de 627 milhões de euros, menos 30%(2) face ao período homólogo de 2019. A variação homóloga temporalmente comparável (v.h.t.c(3)), ou seja, utilizando apenas a informação que foi disponibilizada até ao dia 15 de Junho de cada ano, é de -18%.

Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias totalizaram 152 milhões de euros, mantendo-se relativamente inalterado quando comparado com o registo apurado no ano passado, com menos 1% em termos homólogos(2), valor a que corresponde uma v.h.t.c(3) de 20%. Na sua globalidade, o total de empreitadas de obras públicas objecto de celebração de contrato e registo no Portal Base, foi de 868 milhões de euros, menos 22% em termos homólogos(2) , registando-se uma v.h.t.c.(3) de -9%.