Multinacional francesa Saint-Gobain investe 600 mil euros no Centro Produtivo do Carregado
A multinacional francesa Saint-Gobain, um dos 100 maiores grupos industriais do mundo, acaba de concluir o investimento de 600 mil euros num novo armazém no Centro Produtivo do Carregado (Nave H), no município de Alenquer.
Este investimento permitirá aumentar a oferta de produtos multimarca da empresa, com a possibilidade de expedir soluções de três marcas:ISOVER, Placo® e Weber.
O investimento pretende ainda melhorar o serviço prestado ao cliente, na medida em que a empresa está agora apta para responder aos diferentes stakeholders com uma maior oferta, por sua vez mais rápida, possuindo ainda uma maior capacidade de armazenamento. O armazém tem um maior espaço, reorganizado para um atendimento ao cliente mais eficaz.
No Centro do Carregado a multinacional dispõe de uma nave de produção industrial, um armazém, uma zona de recolha e carga de empilhadores e uma zona de manutenção. O espaço acolhe ainda a Academia Saint-Gobain Portugal, o Laboratório Tinting e uma área de escritórios.
A construção deste novo armazém foi maioritariamente realizada com materiais Saint-Gobain, tendo como premissa a eficiência energética.
O foco na segurança foi também uma prioridade para a Saint-Gobain, pelo que agora a empresa detém um maior espaço para acondicionar produtos de forma segura. O armazém possui uma maior área coberta, aumentada em 27% para uma maior proteção dos produtos.
Grupo alcança 22.131 milhões de euros em vendas no primeiro semestre
O grupo Saint-Gobain alcançou 22.131 milhões de euros em vendas no primeiro semestre de 2021, 24,6% a mais comparativamente com o mesmo período de 2020, enquanto que o resultado operativo experimentou uma subida de 187,3% relativamente ao ano anterior, até atingir os 2.376 milhões de euros.
As vendas consolidadas do primeiro semestre aumentaram em 11,9% relativamente ao primeiro semestre de 2019 (9.0% a mais no primeiro e em 14,7% no segundo). A subida no crescimento orgânico foi suportada pela ampla gama de soluções do Grupo para a sustentabilidade e para o rendimento. Os resultados são um reflexo das ambições de participação no mercado e no grande impulso dos seus segmentados, particularmente a renovação na Europa e a construção das Américas e na Ásia-Pacífico.
Os resultados do grupo aumentaram em 7.6% relativamente ao primeiro semestre de 2019 e o crescimento do preço acelerou até 4.5% (3.9% face ao primeiro semestre de 2020, dos quais 2.6% são no primeiro trimestre e 5.1% no segundo) de entre uma maior inflação dos custos da energia e das matérias-primas.
A nova organização do Grupo por país e por mercado, estabelecida no âmbito do programa de eficiência industrial e transformação organizacional “Transform & Grow”, permitiu à Saint-Gobain a agilidade e flexibilidade para tomar, em tempo real, todas as medidas necessárias para limitar os impactos da crise. Nos últimos 12 meses, a margem operacional do Grupo foi de 10,4% (face a 7,7% em 2018), superando significativamente os objetivos estabelecidos na “Transform & Grow” Região do Sul da Europa, Médio Oriente e África.
As vendas das empresas regionais do Sul da Europa, Médio Oriente e África, à qual pertence Portugal, registaram um forte impulso, mais 13,1% do que no primeiro semestre de 2019, refletindo o melhor desempenho do Grupo no crescente mercado de renovação de casas e nas despesas que lhes foram atribuídas. A margem operacional para a Região registou um recorde de 9,1% (um claro aumento sequencial após 8,0% no segundo semestre de 2020), contra 5,0% no primeiro semestre de 2019, devido à excelente dinâmica de volume no mercado de reformas, aos ganhos de produtividade dos equipamentos e ao impacto dos desinvestimentos, bem como, à redução de custos estruturais.
O impulso da Região foi liderado pela atividade em França com ganhos de quota de mercado e forte procura de obras de renovação que beneficiaram as soluções de eficiência energética do Grupo, fabricadas e vendidas em larga escala, graças à presença da rede de distribuição da Saint-Gobain, serviços digitais para profissionais de comércio e a plataforma de corretagem para clientes finais.
Benoit Bazin, director executivo da Saint-Gobain, afirma que “este resultado recorde para o primeiro semestre de 2021 superou mesmo o nosso desempenho do segundo semestre de 2020. Este sucesso reflete as profundas mudanças positivas na nossa organização, estabelecidas no nosso programa “Transform & Grow” e o empenho das nossas equipas que intensificaram o desafio pelo mundo fora neste período sem precedentes. É também o resultado de mudanças estruturais nos nossos mercados, o que deverá mostrar uma aceleração do crescimento nos próximos anos”.