CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mota-Engil fecha 2018 com recordes na facturação e encomendas

4 de abril de 2019

Em 2018, o volume de Negócios do Grupo Mota-Engil aumenta 8% para valor recorde de 2.818 milhões de euros, também a carteira de encomendas atingiu o recorde de 5.465 milhões de euros. 

Em comunicado, o grupo revela que registou um crescimento de facturação em todas as regiões onde marca presença – Europa, África e América Latina.

Relativamente ao EBITDA, o Grupo cresceu para 409 milhões de euros, atingindo uma margem de 15%.

Relativamente à carteira de Encomendas, barómetro fundamental da tendência futura de actividade, a Mota-Engil alcançou em Dezembro um registo expressivo de 5.465 milhões de euros, o maior valor até hoje registado no Grupo, tendo no final de 2018 um valor equivalente a mais de dois anos de actividade, especialmente em África, onde conta com 50% do valor.

Ao nível do desempenho financeiro, o Grupo registou um investimento (CAPEX) de 287 milhões de euros no total do ano, sendo a sua maior parte (186 milhões de euros) efectuado em África e relacionado com contratos de médio e longo prazo no segmento de Mining.

Ainda assim, e concretizando um CAPEX significativo como o que registou em 2018, o Grupo reduziu a sua dívida líquida face a Junho em 49 milhões de euros, melhorando o indicador de Net Debt / EBITDA para 2,3x, mantendo o nível de sustentabilidade financeira em linha com os objectivos traçados.

Quanto ao Resultado Líquido, o Grupo Mota-Engil apresentou um valor de 24 milhões de euros, o qual compara com dois milhões de euros registado no período homólogo.