
Mota Engil e a multinacional chinesa CCCC vão “dar o nó”
A Mota Engil divulgou hoje que o acordo de parceria estratégica e investimento anunciado está a ser negociado com a China Communications Construction Company, Ltd. (CCCC), que ficará com 30% após um aumento de capital, o que levou as acções da empresa portuguesa a valorizarem 30% em bolsa no dia de hoje.
Em Dezembro foi noticiado que a CCCC estava a avaliar a compra de 30% da Mota-Engil, com o objectivo de expandir internacionalmente o seu negócio, e agora as negociações estão na "fase final".
Recorde-se que a Mota Engil é parceira da CCCC na construção da infraestrutura ferroviária Tren Maya, no México, naquele que é "o maior contrato de sempre na América Latina".
A Mota-Engil anunciou hoje que no âmbito do acordo em perspectiva, “a Mota Gestão e Participações, SGPS, SA, accionista dominante da Mota-Engil, aceitou vender uma participação relevante no capital social da sociedade a um preço que reflecte uma valorização que está muito acima do preço actual de mercado”.
Na informação é também sublinhado que, se o acordo for concluído com sucesso - o que poderá ser em breve – e assumindo que as autorizações do regulador e várias condições precedentes serão cumpridas, o novo parceiro estabelecerá um acordo de parceria e investimento com o grupo para desenvolver “um conjunto de actividades comerciais”.
De acordo com o grupo, a CCCC deverá comprometer-se a subscrever uma participação relevante num aumento de capital social de até 100 milhões de novas acções que será submetido em breve a deliberação em Assembleia Geral.
“Após este aumento do capital social, será imputável à MGP [Mota Gestão e Participações] uma participação de cerca de 40% do capital social da Mota-Engil, sinal de total empenho e alinhamento com a sua posição histórica no grupo, e o novo accionista atingirá uma participação ligeiramente superior a 30%”, é destacado.
Segundo a Mota-Engil, esta nova estrutura accionista e o quadro desta parceria, que se baseia na avaliação do grupo de cerca de 750 milhões de euros, irá reforçar as capacidades financeiras, técnicas e comerciais do grupo, a fim de aumentar as suas actividades em todos os mercados e abrir novas oportunidades para novos desenvolvimentos.
Quem é a CCCC
A China Communications Construction Company, Ltd. (CCCC) está entre as quatro maiores construtoras do mundo e figura no ranking das 500 maiores empresas mundiais. Fundada em 2005, a CCCC é uma empresa estatal de construção e engenharia, de capital aberto, com um portefólio invejável de obras um pouco por todo o mundo.
A empresa tem ao seu serviço 118 mil trabalhadores e conta com um volume de negócios/ano na ordem dos 70 mil milhões de euros.