Mercados estão cada vez mais diversos e com menos sazonalidade
"Há menos sazonalidade e mais diversidade de mercados e actualmente a época alta tem início na Páscoa, uma expressiva diminuição da sazonalidade das actividades turísticas e do imobiliário vocacionado para o Turismo residencial", revela Reinaldo Teixeira, CEO do Grupo Garvetur | Enolagest.
Na análise da performance das empresas que constituem o Grupo, relativamente às previsões para 2019, o responsável admite que esta tendência está confirmada pelos resultados obtidos em 2018 e pela confirmação das previsões definidas para 2019, ao longo do primeiro quadrimestre do ano e reflecte-se nos resultados obtidos pela maioria das empresas participadas do Grupo, cujos serviços contemplam o ciclo de investimento da indústria turística.
No que diz respeito ao volume de negócios em termos globais, nos primeiros quatro meses de 2019 a Enolagest SGPS registou um crescimento de 6%,comparativamente ao período homólogo de 2018, “um resultado muito positivo para o qual contribuíram factores como uma maior diversidade dos mercados de procura, quer no arrendamento ou na aquisição de imóveis, mais promotores a colocar novos imóveis e assim a colmatar a escassez da oferta, mas também um aumento expressivo nos serviços solicitados”, quer no Algarve, onde se localiza a sede, como na delegação de Lisboa, salientou Reinaldo Teixeira.
“O ciclo de resultados positivos mantém-se, porém a maior diferença relativamente à actividade do Grupo Garvetur| Enolagest assenta na maior ocupação ao longo do ano o que permite rentabilizar de forma sustentada investimentos feitos no âmbito da inovação tecnológica, na formação de colaboradores e na melhor qualidade dos serviços”, precisa Reinaldo Teixeira.
O objectivo do Grupo prende-se também em captar a faixa etária das famílias jovens, os maiores contribuintes na faixa etária dos 30-40 anos à procura da primeira habitação associando o produto arrendamento para férias e lazer, ao da aquisição de residência em locais onde a qualidade de vida é uma mais-valia, garantindo a curto prazo um sentimento de realização e a médio e longo prazo um investimento seguro e rentável.
A estratégia de crescimento tem ainda em conta a expressiva percentagem de clientes não residentes do Grupo, atingindo mais de 60% das operações imobiliárias concretizadas nos últimos 4 anos pela Garvetur. Neste aspecto destacamos a missão e os valores do Grupo visando garantir segurança aos clientes e a transparência nas transacções com 644 vendas representativas de mais de 138.000.000,00 euros de Volume de Negócios.
Já no sector das férias, o mercado nacional mantém-se como o de maior percentagem, 60%, seguido pelo mercado inglês e francês, adianta Célia Teixeira, responsável pela Garvetur Holidays.
De referir que o Grupo tem ainda empresas nas áreas de aluguer e venda de viaturas, gestão contratual de equipas em regime de trabalho temporário, uma lavandaria industrial e ainda na área da decoração e design.
"Pretendemos em 2019 continuar a valorizar a imagem de Portugal (e em especial o Algarve e Lisboa) ser um destino privilegiado, oferecendo vantagens como um clima ameno durante todo o ano, associado a um alto nível de segurança que continuam a ser altamente valorizadas e atraem à partida clientes para as várias vertentes: passar férias, investir, residir, estudar e trabalhar", sublinha Reinaldo Teixeira.