
Lisboa mostra resultados do Plano de Acessibilidade Pedonal
A autarquia de Lisboa vai mostrar como o Plano de Acessibilidade Pedonal começou já a mudar a cidade, melhorando as condições de mobilidade, especialmente para quem tem dificuldades de locomoção.
A partir de hoje quem quiser saber mais sobre este plano pode visitar a mostra no átrio do edifício do Campo Grande, da Câmara Municipal de Lisboa.
Em comunicado, a autarquia revela que o Plano de Acessibilidade Pedonal (PAP) de Lisboa começou a pensar, por um lado, e implementar, por outro, algumas das soluções inovadoras que Lisboa precisa para ser mais confortável e segura para quem anda pela cidade, procurando resolver os problemas que se colocam, especialmente importante para quem tem dificuldades de mobilidade.
Foram 100 as medidas deste plano que foram aprovadas unanimemente em 2013, consagrando um compromisso político para uma cidade progressivamente mais inclusiva. Soluções já em marcha, com novos modelos para passeios e paragens de autocarros, até intervenções nas ruas amigas dos peões, onde se podem ver muitas das medidas concretas e os seus efeitos.
"Desde a década de 80 do século XX, o município desenvolve iniciativas para eliminar barreiras arquitectónicas. Mas o PAP constitui um ponto de viragem e é assumido transversalmente em todas as áreas de intervenção autárquica, modelando uma visão de cidade integrada", salienta a autarquia.
A exposição que inaugura ao final do dia mostra um pouco deste processo de transformação, cujos resultados palpáveis podem até ser experimentados pelo visitante no espaço fronteiro.
"Um dos desafios lançados nesta mostra será, portanto, que cada pessoa interessada possa colocar-se no papel de outra, vivendo dificuldades que só em determinados casos se sentem. Por exemplo, a de circular com cadeiras de rodas (ou bengalas para invisuais) nos passeios, vivenciando a diferença entre o novo piso confortável já instalado e a calçada de calcário tradicional", explica no comunicado.