CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Lisboa: Expansão do Centro Cultural de Belém em debate

22 de dezembro de 2017

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou uma proposta que declara que a expansão do Centro Cultural de Belém (CCB) é uma intervenção de interesse excepcional e abre um período de debate público sobre a obra.

Em Janeiro, o presidente do Centro Cultural de Belém, Elísio Summavielle, anunciou para este ano o lançamento do concurso para a construção e concessão de dois novos módulos, que irão integrar um hotel de cinco estrelas e uma galeria comercial, projetos adiados há anos e que estavam já previstos no projecto original, dos arquitectos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado [actual vereador do Urbanismo], de 1989.

As duas parcelas, localizadas na freguesia de Belém, têm uma área total de 20.198 metros quadrados.

Quanto ao hotel, a proposta refere que se prevê que "tenha cerca de 150 quartos e 40 apartamentos", sendo "constituído por dois volumes elevados com quatro pisos, de modo a alinhar com a altura dos módulos" já existentes.

No topo, existirão "terraços ajardinados", para uso "exclusivo dos utilizadores do empreendimento turístico".

O projeto aponta ainda que "a construção dos novos espaços públicos será um ónus do promotor", numa área total de 8.761 metros quadrados.

A proposta elenca que está então previsto o "prolongamento da Rua D. Lourenço de Almeida, em direcção à Avenida da Índia, tornando-a uma via de circulação de sentido único", uma nova praça, e ainda um "percurso pedonal de ligação ao Bairro do Bom Sucesso".