Tornado político no Brasil arrasa mercado imobiliário
O tornado político que tem arrasado o Brasil trouxe consequências ao mercado imobiliário. O crédito imobiliário caiu 20,5% em Abril em relação a Março e 62% em comparação ao mês de Abril de 2015.
Segundo os dados divulgados pela a ABECIP - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, o volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis com recursos da poupança registou queda de 20,5% em Abril face a Março, totalizando 3,5 mil milhões de reais (cerca de 870 milhões de euros) e cerca de 14,4 mil imóveis financiados em Abril nas modalidades de aquisição e construção.
De acordo com a ABECIP, O montante no mês em análise voltou a cair em termos mensais, após reacção positiva observada em Março. "Mesmo com a queda, o resultado de Abril é maior que o observado em Janeiro e Fevereiro".
Quanto aos primeiros quatro meses do ano, foram financiados 14,4 mil milhões de reais, verificando-se uma diminuição de 56,7% em termos homólogos. Nesse período foram financiados 62,2 mil imóveis, registando-se uma queda de 59,6% em relação ao mesmo período de 2015 - 154,1 mil unidades obtiveram financiamento bancário.
Segundo a ABECIP, no acumulado de 12 meses encerrados em Abril último, foram destinados 56,7 mil milhões de reais à aquisição e construção de imóveis com recursos das cadernetas de poupança do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), queda de 49 3% em relação ao apurado no mesmo período do ano anterior. Em termos de unidades, o crédito imobiliário viabilizou a aquisição e a construção de 249,6 mil imóveis, verificando uma descida de 52,4%.