CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvador da Bahia: o Palace Hotel ressuscitou!

10 de agosto de 2017

O ‘glamouroso’ hotel Art Déco, contruído em 1924, no centro histórico de São Salvador da Bahia, em plena Rua Chile que — dizem — foi a primeira rua do Brasil, reabriu após mais de dez anos de abandono e degradação.

Nos seus tempos históricos, lá se hospedaram grandes nomes do espectáculo e da cultura, como Pablo Neruda, Orson Wells e Carmen Miranda, também presidentes da República. O escritor baiano Jorge Amado era visita frequente e nele recriou o cenário perfeito para algumas aventuras dos imortáveis personagens dos seus livros.  

O imóvel “herdou sua arquitectura triangular do famoso Flatiron Building, em Nova Iorque. Localizado na parte mais alta da rua na inclinação que liga a Praça Castro Alves à Rua Chile, o agora denominado Fera Palace Hotel está sempre em destaque e evidência”.

O imóvel chegou a ser adquirido por um grupo português, mas foi o jovem empresário mineiro António Mazzafera que teve o engenho e audácia de o reabilitar, dotando a belíssima cidade da Bahia de um ícone que já todos pensavam perdido. O projecto de reabilitação do edifício e e design de interiores tem a assinatura do arquitecto de origem dinamarquesa Adam Kurdahl, há anos residente em São Paulo.

O hotel foi mandado construir pelo comendador Martins Catharino, o homem mais rico da cidade, e abriria em 1924. Era o mais luxuoso da cidade. Na sua clientela predominavam os coronéis do cacau que moravam em Ilhéus e Itabuna, no sul do Estado, e vinham com frequência à capital em busca da ociosidade e dos prazeres.

Veja as fotos do imóvel após a esmerada reabilitação.

http://www.ferapalacehotel.com.br/pt/