O futuro Centro Presidencial Barak Obama em Chicago
O antigo presidente dos EUA revelou quarta-feira o projecto do seu futuro Centro presidencial em Chicago, orçado em cerca de 500 milhões de dólares (457,8 milhões de euros).
Trata-se de um projecto de grande envergadura em termos de construção e financiamento, para o qual ainda se desconhecem quais as entidades e organizações dispostas arcar com o capital necessário à sua construção.
Concebido por Todd Williams Billie Tsien Architects, o projecto prevê a construção de três edifícios no Jackson Park de Chicago, implantados num lote de terreno com 20.500 m². O principal dos edifícios, a norte, será destinado a um museu e tem a forma de torre hexagonal, sendo os outros dois de apenas um piso, destinados à biblioteca e a um auditório e a restaurante em torno de um jardim público.
Segundo o Chicado Tribune “os três edifícios serão revestidos em pedra com áreas significativas de vidro. A maquete exposta no Centro Cultural South Shore também sugere que, embora os dois edifícios inferiores sejam ambos de um pavimento - com coberturas ajardinadas - eles também terão grandes áreas de subsolo, trazendo a área total do projecto para entre 18.500 - 21.000 metros quadrados”.
«Queremos algo que seja vivo e que seja um centro de actividade para a comunidade, para a cidade e para o país», referiu Barack Obama a propósito do projecto cuja conclusão é apontada para o ano de 2021.
As novas instalações acolherão igualmente a sede da Fundação Barak Obama criada pelo ex-inquilino da Casa Branca.
Veja o VÍDEO