Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Internacional
Londres : imobiliário de luxo « máquina de lavar » dinheiro

 

Londres : imobiliário de luxo « máquina de lavar » dinheiro

16 de março de 2015

Um relatório da organização “Transparency International” recentemente divulgado afirma que os imóveis de luxo em Londres tornaram-se “um refúgio para o dinheiro roubado de todo o mundo".

Segundo o relatório, 40.725 propriedades em Londres são propriedade de empresas registadas em paraísos fiscais, ocultando a verdadeira identidade do titular. O correspondente do jornal «Le Monde» em Londres adianta que “isso representa mais de seis quilómetros quadrados da capital britânica, de acordo com uma análise exclusiva do Registo Predial (banco de dados de propriedades) ”.

Nos bairros «chics» e mais caros, esta prática é comum. Em Westminster, 9,2% dos imóveis são propriedade de empresas offshore. A proporção é de 7,3% em Kensington e Chelsea, e de 4,5% na City. Estas empresas são quase todas registadas em paraísos fiscais da área de influência britânica: Ilhas Virgens Britânicas (34%), Jersey (14%), Isle of Man (8,5%), Guernsey (8%), Panamá (3,5%).

O correspondente do «Le Monde» refere que “embora a utilização de uma sociedade offshore para comprar uma propriedade não signifique necessariamente que se trata de branqueamento de dinheiro”, a polícia britânica confirma que o imobiliário de luxo em Londres é um dos «canais» preferidos para legitimar dinheiro roubado ou fugido ao fisco.

Jon Benton, director da Unidade Anticorrupção da Scotland Yard referiu ao «Le Monde» que, “entre 2004 e 2014, sua unidade abriu investigações de corrupção em propriedades em Londres, com um valor total de 180 milhões de libras (€ 250.000.000). Mas para o director da Scotland Yard isso "é, muito provavelmente, apenas a ponta do iceberg."