Grupo Inditex inverte tendência de fecho de lojas e obtém lucro recorde no trimestre
A Inditex, multinacional espanhola líder no mercado de pronto-a-vestir - detentora de marcas como a Zara, Massimo Dutti, etc…. - no terceiro trimestre inverteu uma tendência que se manifestava há já um ano e meio: a redução continuada da sua rede de lojas físicas.
Segundo informa hoje o periódico “Cinco Dias”, a empresa, que está perto “de completar os seus objectivos de encerramento de lojas em todo o mundo que se fixou quando a pandemia eclodiu, tinha a 31 de Outubro deste ano um total de 6.657 lojas, mais três do que a 31 de Julho, data em que encerrou a primeira metade do seu ano fiscal”.
Durante os 18 meses primeiros meses da pandemia, o grupo agora presidido pela filha (Marta) do seu fundador Amancio Ortega, encerrou 903 lojas, o que implica uma redução da rede de 12%.
A Inditex, não obstante os tempos difíceis que se vivem, atingiu um lucro trimestral recorde de 1,228 milhões de euros entre Agosto e Outubro de 2021 – refere o jornal.
Por marcas, a que atingiu a maior proporção de encerramentos foi a Oysho, com menos 12% de lojas a 30 de Outubro em comparação com um ano antes, seguida pela Massimo Dutti, com 8,4%.