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Grande projecto imobiliário junto ao aeroporto de Barajas

 

Grande projecto imobiliário junto ao aeroporto de Barajas

24 de abril de 2018

O ministro do Fomento espanhol, Íñigo de la Serna, anunciou hoje o Plano Imobiliário Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, num investimento de 2.997 milhões de euros.

Trata-se de um mega projecto a ser construído em 40 anos e que inclui um centro de logística, áreas de escritórios, hotéis e um espaço comercial e de lazer, numa área de 920 hectares.

A imprensa espanhola de hoje revela que o ministro espanhol apresentou publicamente o plano para a um enorme desenvolvimento urbano de centros logísticos, escritórios, hotéis, actividades aeronáuticas e espaços comerciais e actividades de lazer em terrenos de ministério ao redor do aeródromo principal na Espanha. Serão cerca de quatro vezes mais do que a extensão da Castellana ocupará, dos quais 520 hectares serão desenvolvidos e 2,7 milhões de metros quadrados serão construídos.

O investimento planeado durante todo o processo, será público e privado, representando o dobro do investimento que será necessário para lançar um projeto semelhante em torno do aeroporto de El Prat, em Barcelona. De acordo com De la Serna várias marcas e empresas já demonstraram interesse em participar do projecto.

O El País, revela que o plano de Barajas será desenvolvido em três fases. A primeira será a logística com 257 hectares, que irão ser construídos a partir de 2020, e começará a desenvolver o projecto do Aeroporto City, que contempla, hotéis espaciais, sedes de empresas e parques de escritórios. O investimento estimado nesta primeira fase, que durará oito anos, é de 953 milhões de euros.

Na segunda fase, também para durar oito anos, tem um investimento de 739 milhões de euros, com a área de negócio a ser concluída, será lançado centro de lazer com "uma área temática de lazer, centro de compras, gastronomia," de acordo com o ministro espanhol. A terceira fase prevista para ser concluída ao longo de várias décadas será para desenvolver todo o plano urbano, completo com um espaço de actividades aeronáuticas que vão completar o espaço de cinco hangares incluindo o de Barajas.

O jornal espanhil adiantou ainda que o ministro defendeu o projecto como sendo "uma oportunidade para o desenvolvimento económico e social" para toda a região, dada a importância de Madrid como uma das principais capitais europeias (em 2017 foi a quinta cidade do continente com o maior investimento imobiliário) e o próprio aeroporto, que no ano passado recebeu 53,4 milhões de passageiros e  concentrando metade da carga de tráfego aéreo de todos os aeroportos espanhóis.