Gran Hotel Manzana Kempinski ***** abre hoje em Havana
A abertura oficial está marcada para o próximo dia 7 de junho, mas desde hoje que a nova unidade da luxuosa cadeia hoteleira suiça abriu em regime de ‘soft-opening’ na capital cubana.
O hotel situa-se no coração da parte velha da cidade de Havana, no edifício histórico reabilitado Manzana de Gómez, construído entre 1894 e 1917, que começou por ser o primeiro centro comercial de estilo europeu em Cuba, e mais tarde viria a abrigar teatros, escritórios e até uma escola.
O novo hotel 5 estrelas possui 246 quartos e suites, com três bares, três restaurantes, um ginásio no andar superior, piscina na cobertura e um spa de quase 930 m2.
A decoração de todo o hotel foi concebida pelo atelier sul-africano Archipolitan, de Arno e Vanessa Joubert. A generalidade dos quadros e fotografias que ornamentam as suas salas e quartos são de autores cubanos, existindo mesmo no hotel, a nível da cave, um pequeno museu de arte cubana.
Os preços das dormidas oscilam entre os 395 e os 1.265 euros por noite em quarto ou suite por casal.
O novo hotel Kempinski é, no entanto, o primeiro de muitos outros que abrirão portas não só na capital cubana mas um pouco por toda a ilha.