Cadeias de distribuição repensam gestão imobiliária
As empresas, hoje em dia, estão a ser cada vez mais forçadas a repensar as suas estratégias de abordagem ao mercado. O que as obriga a “reavaliar as opções tradicionais, tanto sobre a localização física dos seus centros de logística e armazéns, bem como o design e toda a operação global das suas cadeias de distribuição, a uma escala mundial”. A evolução é constante.
Estas algumas das principais conclusões do relatório The New Landscape of Supply Chain Real Estate, encomendado pela multinacional DHL, líder global em logística, e produzido por Lisa Harrington, presidente do grupo lharrington LLC, em colaboração com especialistas da própria DHL.
Harrington é uma investigadora da Escola de Negócios Robert H. Smith, da Universidade de Maryland.
Factores decisivos a ter em conta…
O estudo observa que, embora seja verdade que a economia global favorece o mercado imobiliário ligado à cadeia de fornecimento, este não é o único factor a considerar. Na transformação forçada da rede física das empresas de distribuição o relatórioa aponta “a intervenção directa de outras quatro forças chave: a revolução do comércio eletrónico; a optimização de recursos físicos num mercado cada vez mais globalizado; os movimentos ligados a fusões e aquisições de empresas no mercado; e, claro, a inovação tecnológica.
Neste contexto de mudança, gerir a rede de localizações físicas das empresas é uma tarefa que necessariamente se torna mais complexa. Esta é a principal razão pela qual, como resulta das respostas fornecidas pelos profissionais entrevistados para o estudo, as empresas Deutsche Post DHL procuram - e confiam - mais na ajuda experiente dos agentes imobiliários, consultores especializados na concepção de redes de distribuição e nos provedores globais 3PL.
Para Harrington, "A gestão da propriedade ligada à grande logística está a mudar. Os tempos em que se trabalhava com uma base de clientes fixos que se modificava a cada cinco a sete anos ficou para trás. Hoje a realidade é que a forma como as empresas fazem a gestão das suas redes de logística imobiliária mudou, deixando de ser uma prioridade táctica para se tornar numa chave estratégica. As empresas cujas cadeias de fornecimento operaram com maior agilidade e menos custos não só poupam dinheiro, como também impulsionam o crescimento "
Como explica Kent Wagoner, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Imobiliários da DHL, "fazer a gestão com sucesso de uma rede de distribuição que leve a um crescimento estratégico e que cumpra os objectivos financeiros requer uma sólida capacidade de gestão imobiliária que inclui, entre outras áreas, a selecção das localizações dos centros de logística, o processamento de rendas, ou realizar o controlo e operação das próprias rendas".
Como se deduz da opinião das empresas entrevistadas para esta pesquisa, “a aliança com um fornecedor global 3PL que combina capacidades na gestão das operações de logística e experiência na tomada de decisões imobiliárias apropriadas para assegurar a melhor cadeia de distribuição, é a melhor alternativa”.
Download completo da análise aqui.