
Cabo Verde abre concurso para terminal de cruzeiros no Mindelo
O concurso público para o terminal de cruzeiros de São Vicente será lançado em Julho, anunciou quarta-feira no Mindelo o ministro do Turismo e Transportes e da Economia Marítima, José Gonçalves.
Segundo noticia a imprensa local, “O terminal de cruzeiros projectado para o Porto Grande de São Vicente terá dois ancoradouros de 400 e 350/300 metros, respectivamente, uma profundidade máxima de 11 metros”, e será servido por uma gare marítima para passageiros, uma vila turística junto à marginal, que terá lojas, restaurantes e bares.
O investimento global do projecto ascende a 28 Milhões de Euros, sendo financiado 55% pelo OFID (Fundo OPEP para o Desenvolvimento Internacional); 35% pelo governo holandês a fundo perdido e 10% pelo governo de Cabo Verde.
As autoridades cabo-verdianas referem que o Projecto de Terminal de Cruzeiros do Mindelo “terá um impacto enorme na economia de São Vicente e Santo Antão, assim como um efeito indutor na economia de Cabo Verde, pelo que a sua implementação é uma questão prioritária”