Informação dos fabricantes de materiais de construção é escassa e dificulta processo construtivo
A recolha da informação sobre os produtos de construção que deve ser fornecida pelos seus fabricantes é um dos maiores obstáculos à eficiência do processo construtivo.
Consciencializar os agentes do sector da construção para os desafios da Digitalização e da Economia Circular foi o objectivo do primeiro workshop do projeto GrowingCircle Data Template – Awareness, realizado recentemente pelo Instituto da Construção (IC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria Universidade de Trondheim, na Noruega.
O evento online, que contou com a participação de vários convidados de entidades do sector com projectos nas temáticas da digitalização e da sustentabilidade, destina-se a informar o mercado sobre a importância e o papel dos Data Templates - Fichas de Produtos em formato ‘digital real’ (não em PDF) que reúnem grupos de propriedades e permitem caracterizar um determinado produto ou sistema.
Contudo, a recolha da informação sobre os produtos e materiais de construção -, que deve ser fornecida pelos seus fabricantes – é, na opinião dos participantes no evento, uma das maiores dificuldades identificadas até ao momento.
“Embora haja uma aposta crescente na partilha digital de informação sobre as características dos produtos, na verdade, neste momento, esta ainda não acontece como seria desejável”, destaca Pedro Mêda, engenheiro civil/Investigador do IC e coordenador técnico do projeto GrowingCircle.
Acrescenta, “com este projecto e através da utilização de Data Templates, pretendemos demonstrar as mais-valias que a informação verdadeiramente digital pode ter para o processo construtivo. Neste contexto vão ser realizados vários casos de estudo que vão incidir sobre diferentes processos e fases da construção”.
O GrowingCircle - construção eficiente e sustentável através da integração da informação - é uma iniciativa que foca as suas atividades na informação da construção e como, através da sua digitalização, se podem obter melhores resultados em termos de eficiência, sustentabilidade e práticas circulares.
O projeto GrowingCircle é promovido pelo IC – Instituto da Construção/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a parceria da NTNU – Universidade de Trondheim e financiado no âmbito do EEA Grants 2014/2021 - Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.