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Home Hunting: um negócio inovador de venda de casas

17 de fevereiro de 2015

O espírito empreendedor é algo que muitas pessoas têm, contudo, nem todas conseguem dar o salto e arriscar num negócio. Mas Clara Moura teve essa coragem e depois de estar três anos na gestão da loja online da TMN, decidiu caminhar pelos seus próprios pés e criar a sua própria empresa.

Nasceu desta forma a Home Hunting, um projecto inovador em Lisboa. Trata-se de uma plataforma através da qual se pode descobrir a cidade, bairro a bairro, destacando os seus pontos fortes e o que cada um tem para oferecer em diversas vertentes: cultural, criativa, comércio, espaços de lazer, etc. Ao mesmo tempo, identifica o que existe de imobiliário disponível para venda ou arrendamento.

Um negócio que começou em Lisboa mas que Clara Moura quer levar para outras cidades europeias.

A jovem empreendedora lembra como a ideia nasceu. Durante o período fez, em horário pós-laboral, na TMN, um curso de Cool Hunting que a levou a descobrir uma Lisboa que desconhecia. “Apaixonei-me pela minha cidade, pelas suas grandes potencialidades. Percebi que existia uma cidade enorme, em parte adormecida e à espera de ser redescoberta por portugueses e estrangeiros. Em 2012 participei numa iniciativa de empreendedorismo do Expresso, o Energia de Portugal. Aí desenvolvi um conceito para vender Lisboa ao mundo”, recorda.

Foi por estas iniciativas que surgiu a inspiração para criar uma plataforma para descobrir Lisboa através dos seus bairros, identificando os pontos fortes de cada um, e identificando também em cada um o que existe de imobiliário disponível para venda ou arrendamento.

“Depois da decisão tomada para avançar para um negócio próprio (a mais difícil!!), foram necessários alguns passos”, salienta Carla Moura.

Os principais foram criar uma equipa competente em diferentes áreas - Gestão, Finanças, Marketing, Vendas, Programação. Depois conhecer o Mercado Imobiliário, “tivemos que ir conhecer o mercado, pois ninguém da equipa vem desta área. Falamos com muitas agências imobiliárias, diferentes ‘experts’ do Mercado, investigamos outros portais. E continuamos todos os dias a conhecer/descobrir cada vez mais”.

Seguidamente foi necessário perceber as necessidades dos clientes e perceber que falhas existem no mercado. Depois foi descobrir Lisboa, “fomos para as ruas da capital investigar a cidade. Fomos ouvir Moradores. Falamos com as Juntas de Freguesias. Tomámos em conta as antigas e novas Freguesias. Este trabalho permitiu mapear toda a cidade em bairros. Identificamos 45 bairros diferenciados, as suas características e os seus pontos fortes. Fotografámos, e estamos agora a voltar aos mesmos bairros para filmá-los”, revela a empreendedora.

Clara Moura salienta ainda a necessidade que existiu em conhecer bem a Lei do Arrendamento. Depois foi conceber a solução tecnológica, “elaborámos um caderno de requisitos funcionais/técnicos com tudo o que achávamos essencial para uma primeira versão da plataforma e que conseguisse entrar e funcionar no mercado português”.

Clara Moura revela que viu um mercado com enormes oportunidades. “Durante anos Lisboa perdeu população e as casas foram ficando vazias, mas o encanto estava todo lá, como estamos agora a confirmar. Apesar de em Portugal poder haver menos recursos, há cada vez mais investidores e potenciais moradores internacionais, que têm capital para adquirir imóveis na cidade de Lisboa. Estamos a entrar no radar mundial.

Tínhamos uma cidade valiosa ‘vazia’, por renovar, é uma oportunidade única no mundo. Temos uma cidade cheia de história, temos gente cheia de ideias para novos negócios, temos jovens e adultos que querem morar nos centros das cidades. Já é visível para todo este movimento, com cada vez mais imóveis a chegarem ao mercado, com novas lojas a abrir e novas marcas internacionais a apostar no comércio de rua”, explica.

Clara refere que o seu factor diferenciador é dar a conhecer as potencialidades de cada bairro e da cidade como um todo. Mostrar as vantagens de cada bairro, e ajudar o público e decidir para onde ir morar/criar um negócio.

"Bairros em 60 segundos"

“Somos experts dos bairros de Lisboa, e queremos passar essa informação. Iniciamos recentemente um projecto no youtube chamado ‘Bairros em 60 segundos’, onde vamos a cada bairro e perguntamos aos moradores como é viver ali. O resultado é um resumo muito fiel de como quem lá vive pensa do bairro. Não há mais nenhuma plataforma que forneça este tipo de informação. E sabemos que é informação essencial para quem procura imóveis, especialmente se não conhece a cidade”, adianta.

 Por outro lado, a Home Hunting tem uma zona onde centra toda a oferta da cidade.

A empresa apesar de recém-nascida já conta com mais de 2.200 imóveis anunciados pelas principais agências de Lisboa.

Nos últimos 3 meses, já teve mais de 1,5 milhões visualizações e cerca de 150.000 visitas. Já deu mais de 3.000 contactos/leads aos seus parceiros.

“Os nossos bairros já foram visitados por mais de 17.000 pessoas. Temos presença activa no Facebook com 28.000 likes. E continuamos a crescer todas as semanas”.

O futuro com grande expansão

Para o futuro, Clara Moura pretende “continuar a crescer a plataforma, e proporcionar diversas soluções que possibilitem prestar um melhor serviço a quem procura um imóvel.

É nosso objectivo:

Atingir 2,5M views/mês e 5.000 contactos/mês

Tráfego fora de PT ascenda a 30%

Ter vídeos sobre todos os bairros de Lisboa

Angariar 50+ agências em Lisboa

Abrir um espaço Home Hunting em Lisboa

Temos intenções de investir noutra cidade europeia, onde seja possível recriar a dinâmica que estamos a ter em Lisboa. Não está nada fechado ainda, mas estamos a olhar entre Barcelona, Londres ou Paris. Também não descartamos a possibilidade de investir noutras cidades portuguesas. Procuramos cidades em crescimento, dinâmicas, charmosas e com brilho, e com um enquadramento fiscal/legal simpático e sólido”, conclui a empreendedora.