CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

 

 

Arquitectura à medida de todos

17 de fevereiro de 2015

Depois de um momento mais difícil das suas carreiras em que o desemprego lhes bateu à porta, Mariana Pedroso, arquitecta dispensada de um grande atelier e Alexandra Moura, especialista em Marketing e também dispensada de um grande grupo editorial, decidiram unir esforços, juntaram os subsídios e concorreram ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE, do Instituto do Emprego e Formação Empresarial – IEFP. E assim nasceu o negócio Architect your Home, um projecto inovador em Portugal na área da arquitectura e design de interiores.

Para as duas empreendedoras este foi o passo certo para uma nova aventura nas suas vidas. Perante as dificuldades em encontrar emprego a solução é pensar no que falta no mercado e criar um negócio nessa área. E foi o que aconteceu, Mariana e Alexandra arriscaram e consideram que deram os passos certos. “Era uma aposta que valia a pena correr o risco”, afirmam.

Uma nova forma de fazer arquitectura

E afinal em que consiste este negócio inovador? A Architect your Home cria uma nova forma de fazer arquitectura. “Quem necessita de um projecto quer seja de construção nova ou uma remodelação pode pedir a consulta de um arquitecto mas só para partes do projecto. O nosso trabalho não tem de ser na totalidade mas só quando o cliente achar que necessita do nosso trabalho. Se tiver de fazer uma remodelação, pode só necessitar de um arquitecto para uma planta com sugestões, só para uma especialidade, para uma divisão e também para a obra toda. O que importa realçar aqui é que o arquitecto só entra quando o cliente necessita e precisa dos nossos serviços”, explicam.

Projectos à medida de todas as bolsas

Na verdade, a Architect your Home pode estar assim acessível para todos. Mesmo para aqueles em que muitas vezes têm um orçamento para obras mais curto. Mariana e Alexandra referem mesmo que neste caso o arquitecto encontra soluções e deixa para o cliente as decisões da compra dos materiais e até da realização da obra. Também podem fazer a obra toda, naturalmente, mas a inovação da Architect your Home é precisamente deixar que o cliente decida como quer ter o arquitecto no seu projecto.   

Soluções para sala, cozinha, quartos de criança são as mais pedidas

Apesar da empresa estar ainda a dar os primeiros passos, é já um sucesso. Neste momento contam com um projecto concluído e outros em obra. Têm cerca de 20 contactos por mês e a maior procura surge através da internet. A sala, cozinha, quartos de criança são as divisões da casa com mais pedidos para soluções de arquitectura e design de interiores. Também têm recebido pedidos para intervenções em casas velhas geralmente de heranças em zonas rurais. Têm igualmente pedidos para projectos completos de remodelações de apartamentos, assim como para decoração.

Neste momento contam já com uma rede de arquitectos neste negócio, são quatro ateliers e um designer de interiores. E estão também a estudar a entrada na região do Grande Porto e do Algarve.

Conselho importante: analisar o orçamento disponível para as obras

As duas empresárias aconselham a quem quer fazer algumas obras: devem em primeiro lugar analisar o orçamento que tem disponível para saberem o que podem fazer. E com a Architect your Home podem ainda pagar à medida que vão realizando as obras e quem decidir parar pode fazê-lo ou se decidir fazer por fases também.

O conceito Architect your Home começou em 2001 com Jude e Hugo Tugman, que com muitos anos de experiência em projectos de arquitectura residencial, sentiram necessidade de oferecer uma solução que respondesse aos frequentes comentários dos seus clientes em relação à falta de clareza e controlo que sentiam ao longo do projecto, na forma tradicional de trabalhar com um arquitecto. Um negócio que chegou agora a Portugal através destas empreendedoras.