
Habitação nova: custos de construção aumentaram 1,4%
Os custos de construção de habitação nova subiram 1,4% em Agosto face ao período homólogo de 2017, idêntico ao crescimento observado em Julho, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, os preços dos Materiais tiveram em Agosto “uma variação de 1,5% em relação a idêntico mês do ano anterior”, o que correspondeu a mais 0,1 pontos percentuais na comparação com o mês de Julho.
Por sua vez, “o custo de mão-de-obra registou uma variação homóloga de 1,4%, igual à do mês precedente”.
No que concerne às variações homólogas dos índices para Apartamentos e Moradias, foram “tal como no mês anterior”, de 1,4% e 1,5%, respectivamente.
Segundo o INE, também o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação teve um crescimento homólogo de 2,7% em Agosto, contra uma subida de 2,4 no mês precedente.
Dentro deste índice, a componente dos produtos aumentou 3,3% face ao mesmo mês do ano passado.
Em termos mensais, o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação aumentou 0,3%, crescimento semelhante ao registado em Julho.
Ainda no âmbito deste índice, e no que toca às regiões, o INE adianta que, em Agosto, as áreas Metropolitana de Lisboa (3,3%) e Norte (3,0%) foram as únicas que apresentaram taxas de variação homóloga superiores à observada para a média do continente (2,7%).
Lusa/DI