Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Habitação e Cidades em Portugal: uma «Aula Aberta” a não perder

 

Habitação e Cidades em Portugal: uma «Aula Aberta” a não perder

 

Habitação e Cidades em Portugal: uma «Aula Aberta” a não perder

15 de fevereiro de 2018

A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, será a figura central da “Aula Aberta” que o Prémio André Jordan promove no próximo dia 7 de Março (Quarta-Feira), pelas 10h00, no Auditório do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

A aguardada intervenção da Secretária de Estado da Habitação tem lugar, porém, após um conjunto de intervenções de reputadas personalidades de diferentes aéreas de actividade que, da sua perspectiva, abordarão esta temática. São elas: o arquitecto João Luís Carrilho da Graça, a socióloga Sandra Marques Pereira, a geógrafa Teresa Barata Salgueiro e os economistas João Duque e Ana Paula Delgado. O debate terá como moderar o antigo ministro da Economia e consultor Augusto Mateus.

O evento é da responsabilidade do Prémio André Jordan, uma iniciativa da revista “Confidencial Imobiliário” que tem por objectivos “a promoção da realização de estudos de natureza científica sobre os temas do imobiliário e a disseminação desse conhecimento pelos profissionais do mercado”.   

A apresentação do programa do dia 7 de Março aguça-nos a curiosidade e expectativa. Ora vejam: “Densificam-se as tensões que resultam da competição do mesmo território por novos usos e destinatários. A concretização da reabilitação urbana deu lugar a um espaço que, mais do que de habitação e usufruto pelas famílias, é essencialmente ocupado por novas actividades e mercados que geram oportunidades com impacto económico e de emprego, mas que adensam igualmente os desafios para a concretização duma política social de habitação…”.

A acrescenta: “É nesse quadro que a recém-criada Secretaria de Estado de Habitação lançou uma Nova Geração de Políticas de Habitação, centrada no arrendamento e reabilitação.

Quais são as linhas centrais dessa política e qual o pensamento da comunidade científica sobre os desafios que a mesma enfrenta?  Quais são as áreas que carecem de mais investigação e contributos para a política?”. Estes os temas da Aula Aberta.