Espanhola Merlin quer ser líder dos Escritórios em Portugal
Segundo noticia hoje o periódico Cinco Dias, do Grupo Prisa, a imobiliária Merlin Properties irá duplicar os seus activos em Portugal, “até aos 2 mil milhões (de euros), e pretende estabelecer no país vizinho 15% do seu negócio, fundamentalmente no arrendamento de escritórios” - diz o jornal económico.
A empresa espanhola olha “com interesse o el mercado português como eixo para o crescimiento, sobretudo no mercado de escritórios de Lisboa mas também no logístico – refere o “Cinco dias”, que cita um relatório da própria empresa onde se afirma como objectivo: “incrementar a exposição em Portugal para aí ser o principal operador no mercado de escritórios”.
O jornal económico espanhol revela alguns dados interessantes da Merlin Properties. Diz assim:” Actualmente os activos da Merlin em Lisboa totalizam um valor bruto próximos dos 1.000 milhões de euros dos 12.041 milhões que integram a sua carteira de propriedades na península ibérica. O objectivo da companhia em Portugal é atingir os 1.500 milhões de euros a curto prazo e duplicar o valor actual, até chegar aos 2.000 milhões no período de 2022-2023”.
O artigo refere ainda q ue os rendimentos provenientes das rendas dos imóveis que possui em Portugal representam já “9% dos 499 milhões de euros com que fechou o exercício do ano passado, mas o objectivo é chegar aos 15%”.
O mercado de escritório de Lisboa representa ainda e só 6% do portefólio de empresa, “mas em centros comerciais – refere a publicação – a cidade (portuguesa) é aquela que tem mais peso, 21%, devido ao tamanho do complexo Almada Forum”, adquirido pela Merlin o ano passado.