CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Procura por compra de escritórios diminui 6,1% em Outubro

22 de novembro de 2021

Depois de uma subida de +35% em Setembro, a procura por compra de escritórios diminui em Outubro face ao mês anterior. No caso do arrendamento, que também teve aumento de procura em Setembro, a procura manteve-se estável, revela o estudo do Imovirtual.

“O regresso progressivo à normalidade é a causa mais direta à qual associamos o crescimento da procura por compra e arrendamento de escritórios em setembro, época que está também ligada ao período pós férias e rentrée. Muitas empresas reorganizaram o regresso ao trabalho presencial após o período de Verão e algumas enfrentaram realidades diferentes ao nível de equipa, que podem levar à necessidade de novos escritórios, seja por terem mais funcionários, ou por fazerem downsizing devido, por exemplo, a adoção de regimes híbridos de trabalho", contextualiza Ricardo Feferbaum, Director Geral do Imovirtual.

Quanto ao arrendamento, a procura por escritórios para arrendar teve um aumento de +32% em Setembro, comparativamente com Agosto de 2021. Os níveis de procura mantiveram-se estáveis em Outubro, com uma diminuição ligeira de -1,1%.

Lisboa e Porto foram os distritos com maior procura de escritórios para arrendar nestes três meses. Em Lisboa, houve um aumento de +22% em Setembro face a Agosto e de +14% em Outubro face a setembro. No Porto, o aumento foi de  +17% e de +4%, respectivamente.

Braga e Aveiro são os seguintes distritos mais procurados, onde a procura também aumentou progressivamente em setembro e outubro. Destaca-se Braga, que apesar de ter uma diminuição da procura de -33% em outubro, registou um aumento significativo de agosto para setembro (+96%).

Leiria, Coimbra e Setúbal também integram a lista de distritos mais procurados.

Relativamento à procura por escritórios para compra registou um decréscimo de -6,1% em Outubro, face a Setembro, após ter registado no mês anterior um aumento de +35%.

Lisboa e Porto foram os distritos mais procurados nestes três meses. Ambos sofreram uma queda de 19% em Outubro, mas após subida de +90% (Lisboa) e +45% (Porto) em Setembro.

Braga, Leiria, Aveiro e Setúbal seguem-se como os distritos mais procurados. À exceção de Aveiro, a procura aumentou em setembro em todos estes distritos. No entanto, em outubro, apenas aumentou em Leiria e Aveiro, que recupera.

O distrito com uma quebra da procura mais significativa em Outubro, face a Setembro, foi Braga (-49%).