Maior ocupação de escritórios em Lisboa é na zona prime
A zona prime em Lisboa registou a maior taxa de ocupação de escritórios no terceiro trimestre de 2017, tendo sido ocupados 35.390 m2, o que representa um acréscimo de 3% face ao trimestre anterior, e um total de 70 transacções entre Julho e Setembro do corrente ano.
Segundo o Estudo MarketView Escritórios 3º trimestre de 2017 da consultora CBRE, o CBD1 (Central Business District 1, referente às zonas da Av. Liberdade, Marquês de Pombal, Av. Fontes Pereira de Melo e Saldanha) regista um aumento de 45% da absorção de escritórios, no trimestre em análise. Nesta zona foi verificada uma subida na renda prime de 2,5%, para 19,50 euros/m2/mês.
A consultora revela ainda que na zona do Parque das Nações foram realizados mais sete negócios no trimestre, o que representa um aumento face ao primeiro semestre onde apenas tinham sido registadas quatro operações.
"Até ao final do ano está previsto entrar no mercado cinco novos edifícios de escritórios, com uma área disponível de cerca de 29 mil m2. Contudo, até ao momento foram formalizados vários contratos de pré-arrendamento, o que deixa apenas disponíveis para arrendamento nove mil m2 até ao final do ano. A escassez na disponibilidade de produto, que continua a ser uma realidade, deverá motivar novas subidas no valor das rendas em algumas áreas da cidade", revela a CBRE em comunicado.