
Em 10 anos desapareceram 524 estações dos Correios
Segundo dados do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, em 2016 existiam em Portugal 2339 estações ou postos de correio, menos 524 dos que os observados em 2006 (18,3%).
Mas actualmente, passados que são dois anos, a situação deve ser bem pior, dada a política seguida pela administração da empresa em encerrar mais e mais postos dos correios. A ponto de a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) ter admitido esta terça-feira exigir a revogação da concessão do serviço postal nacional, porque a empresa "não está a cumprir" as suas obrigações ao encerrar estações de correios em sedes de concelho.
Os dados do INE patentes no geomarketing Sales Index da Marktest, Lisboa era o concelho com um maior número de estações ou postos de correio, num total de 61, seguido por Barcelos com 38 e por Sintra e Vila Nova de Gaia, ambos com 34.
No total, 6 concelhos tinham apenas um destes equipamentos, 138 concelhos tinham entre 2 e 4 estações ou postos de correio, 84 concelhos tinam entre 5 e 9 e 70 concelhos tinham 10 ou mais.
Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992.