

ECS Capital compra por 222,9 M€ créditos da CGD ao Vale do Lobo
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vendeu os seus créditos sobre o Grupo Vale do Lobo por 222,9 milhões de euros ao fundo de investimento da ECS Capital, confirmou fonte oficial da instituição financeira.
“A CGD confirma que efectuou, no dia 22 de Dezembro, a alienação dos seus créditos sobre o Grupo Vale do Lobo pelo valor de 222,9 milhões de euros”, esclarece a mesma fonte, que adianta que o comprador foi “um fundo de investimento da ECS Capital vocacionado para intervir em projectos no sector imobiliário e turístico".
A transação “está sujeita à aprovação das autoridades competentes”- refere a mesma fonte.
A CGD entrou no grupo Vale do Lobo em 2006, como accionista e financiadora, tendo concedido um crédito de pelo menos 227 milhões de euros, segundo revelou o ex-administrador da CGD Armando Vara na comissão de inquérito da Assembleia da República em 22 de Março de 2017.
Na altura, o antigo administrador do banco público considerou que a recuperação do sector imobiliário iria permitir ao banco recuperar a totalidade do dinheiro que emprestou ao empreendimento turístico no Algarve. Algo que manifestamente não ocorreu.
Fica por indagar em pormenor qual terá sido a menos-valia resultante do empréstimo que o banco público teve na «Operação Vale de Lobo»…
Quem é a ECS Capital
Fundada em 2006 por António de Sousa e Fernando Esmeraldo, a ECS é uma sociedade gestora de fundos de capital de risco e de restruturação, líder no mercado nacional de private equity (“modalidade de investimento em que um fundo levanta capital para adquirir participação em empresas já desenvolvidas e obter lucro a médio ou longo prazo com a venda”).
António de Sousa foi Presidente do Conselho de Administração da CGD entre 2000 e 2004, governador do Banco de Portugal (1994-2000) e ainda administrador do Instituto e Participações do Estado, S.A. (1986-1987), entre outros cargos na finança. Fernando Esmeraldo, co-fundador, sócio-gerente e presidente da ECS Capital - Sociedade de Capital de Risco, SA., foi Director-Geral da PCapital em Lisboa e, antes disso, Diretor Executivo no grupo de Comunicações, Media e Tecnologia da Lehman Brothers em Londres e vice-presidente da Divisão de Banca de Investimento da Salomon Smith Barney, também na capital britânica.
A ECS Capital é um dos fundos nacionais que mais beneficiou com a crise económica que Portugal viveu tendo adquirido ou gerido importantes patrimónios que, maioritariamente constavam dos activos da banca portuguesa. Dos seus três fundos, o Fundo de Recuperação Turismo tem sido um dos mais lucrativos, resultante da revalorização do sector imobiliário e do «boom» do turismo em Portugal. A sua mais recente venda foi o hotel de 5 estrelas Vintage Lisboa, situado na Rua Rodrigo da Fonseca, adquirido pela empresa promotora britânica Morningbridge Capital, responsável por vários projectos de luxo em Lisboa, e que o DI noticiou.