Coimbra: Câmara destina 28 M€ à reabilitação urbana
O orçamento da Câmara de Coimbra para 2018, no valor de cerca de 106 milhões de euros e que destina mais de 28 milhões de euros para planeamento, reabilitação e qualificação urbana, foi hoje aprovado pela Assembleia Municipal.
A área intitulada ‘Cidade solidária e humanista’ e o sector relacionado com a coesão territorial e desenvolvimento socioeconómico dispõem, este ano, de acordo com o documento, de dotações que rondam os 15 milhões de euros cada um.
A educação, o desporto, os tempos livres e a cidadania contarão com um investimento global da ordem dos sete milhões de euros, enquanto a valorização e promoção cultural disporá de um montante que ultrapassa 2,5 milhões de euros.
A despesa prevista atingirá cerca de 70 milhões de euros, que representa, em relação a 2017, um aumento da ordem dos 15 milhões de euros.
O acréscimo da despesa é explicado essencialmente com os investimentos no desassoreamento do rio Mondego, com a intervenção no Parque Verde do Mondego (na zona vulgarmente identificada por ‘docas’), com as reabilitações urbanas nos bairros da Rosa, Ingote e Celas, e com a manutenção dos “elevados apoios e actividades nas áreas social, educativa, cultural e desportiva”, de acordo com o documento.
Lusa/DI