Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
DECO: Petição para acabar com comissões bancárias indevidas

 

DECO: Petição para acabar com comissões bancárias indevidas

6 de novembro de 2017

5 milhões de euros por dia são quanto os consumidores pagam aos bancos em comissões. Mas nem todas são legítimas. Para duas delas, a DECO exige a expulsão imediata, com a petição em www.comissoesfora.pt.

Cobrar comissões pela manutenção de contas à ordem, que não requerem manutenção alguma, está longe de ser uma prática aceitável – constata a DECO, adiantando: “Menos, ainda, quando estas custam, em média, 63 euros/ano aos consumidores e as isenções antigamente concedidas vão desaparecendo”.

 

Créditos à Habitação = 30 euros/Ano

“Obrigar os clientes com créditos à habitação, a pagarem uma comissão que, em média, ronda os 30 euros/ano para poderem pagar as prestações mensais de um contrato que prevê, como única opção, esses mesmos pagamentos, é totalmente descabido” – afirma a organização. “E chamar-lhe comissão de processamento da prestação é assumir a bizarria” - denuncia.

Que acrescenta:

“Aparentemente, a lei tinha resolvido o problema das comissões bancárias, dizendo que as instituições só podiam cobrar quando haja um “serviço efectivamente prestado”. Mas como não definiu o que são “serviços bancários”, os bancos trataram de entender, com assinalável criatividade, que todas as acções (e até inacções) dos seus clientes podem ser objecto de cobrança, por via das comissões. E do Banco de Portugal nem uma palavra.”

A petição dos consumidores decorre até ao próximo dia 31 de Janeiro de 2018 em www.comissoesfora.pt A DECO “pretende dar-lhes voz na Assembleia da República com a entrega da petição”.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Arrendamento
Renda mediana de novos contratos aumentou 10,0% e novos contratos diminuiram 10,4%
27 de junho de 2025