
Cuba na 'mira' dos investidores portugueses
31 empresas portuguesas e uma associação empresarial vão estar presentes pela primeira vez com um pavilhão, na maior feira das caraíbas, que decorre entre os dias 31 de Outubro e 4 de Novembro, em Havana, Cuba.
A participação portuguesa na Feira Internacional de Havana (FIHAV) é organizada pela AEP - Associação Empresarial de Portugal em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo Portugal-Cuba (CCIST P-C), que vai contar ainda com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Orlando Hernándes Guillén, e do presidente da AICEP – Portugal Global, Miguel Frasquilho que se encontram para participar no “Encontro Empresarial Portugal Cuba”.
No Pavilhão de Portugal, em Cuba, vão estar 31 empresas de 25 sectores de actividade, salientando a participação de empresas de construção civil e obras públicas, materiais de construção, rochas ornamentais, arquitectura e serviços imobiliários.
Esta é a segunda vez que a AEP organiza uma participação à principal feira multissectorial que se realiza em Cuba, e a quinta acção de promoção neste mercado.
"Este ano, as acções de promoção externa do tecido empresarial português realizam-se num contexto económico diferente do que existia há 16 anos em Cuba. A visita do presidente dos EUA, Barack Obama, que se realizou alguns dias depois da missão portuguesa ter passado por Cuba, abriu uma janela de oportunidades para a economia cubana e internacional, devido à promessa deixada pelo presidente norte-americano de avançar com o levantamento do embargo comercial que vigora há 54 anos", revela Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP.