CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Criaram-se menos empresas no Turismo e no imobiliário – afirma consultora

11 de novembro de 2019

Os sectores do turismo e imobiliário perderam peso na criação de novas empresas em Portugal até Outubro, dando lugar a actividades como os transportes e construção, de acordo com um barómetro da consultora Informa D&B.

“O tecido empresarial está a caminho de um novo recorde anual de criação de empresas, mas os sectores mais dinâmicos estão a mudar”, adianta a empresa.

“Enquanto nos anos recentes os sectores das actividades imobiliárias e do alojamento e restauração (sobretudo o subsector do alojamento de curta duração) apresentaram grandes crescimentos na constituição de novas empresas, em 2019 são os sectores dos transportes e da construção que mostram maiores crescimentos neste indicador”, destacou a Informa.

Entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro deste ano foram constituídas 41.852 novas empresas globalmente, 3.700 mais do que no mesmo período de 2018, o que representa um crescimento homólogo de 9,8%, de acordo com a Informa D&B.

Em termos homólogos, o alojamento e restauração apresentam “um recuo de 1% em novas empresas. Este decréscimo é consequência do subsector do alojamento de curta duração, que até final de Outubro deste ano regista menos 148 empresas que em igual período de 2018 (menos 15,4%)”, detalhou a consultora.

Já no caso das actividades imobiliárias, registou-se uma quebra de 3%. “Apesar de ser um recuo pouco significativo, é de assinalar uma quebra de novas empresas deste sector na região de Lisboa de quase 10%, que passaram de 1.726 em 2018 para 1.570 em 2019”, segundo a mesma nota.

Também no setor dos serviços, as empresas ligadas ao turismo reduziram o seu dinamismo. “Na sua globalidade, o sector regista uma quebra na constituição de novas empresas que é totalmente da responsabilidade do subsector dos serviços turísticos que este ano viu nascer menos de metade das empresas que foram criadas em 2018 (passaram de 1375 para 661)”, destaca a Informa D&B.

Lusa/DI