





Corpo Santo Hotel com memória arqueológica de Lisboa
É uma das inaugurações mais aguardadas na Baixa lisboeta. O dia 1 de Setembro está marcado para a abertura desta nova unidade hoteleira de cinco estrelas.
Situado no Largo do Corpo Santo, nos nºs 23 e 25, mas com fachadas também para a Rua do Arsenal e a travessa do Cotovelo, o novo hotel é a resultante da reconversão de três antigos imóveis. O projecto de arquitectura tem a assinatura de Nuno Leónidas Arquitectos e as obras, a cargo da Tecniarte, arrancaram em Abril de 2015, num investimento global que ultrapassou os 20 milhões de euros. Mas o que a família portuguesa promotora do projecto, e o arquitecto, e o construtor estavam longe de imaginar era que o cronograma da obra sofreria tanto atraso… A razão prende-se com a quantidade e qualidade das peças e estruturas históricas encontradas no subsolo, a mais deslumbrante, pela sua grandeza, são os 32 metros de muralha fernandina, que agora passam a integrar a decoração e o ambiente do novo hotel. A muralha fernandina era uma estrutura de defesa da cidade de Lisboa e corresponde à ampliação, em 1373, da cerca velha erigida pelos romanos no tempo de César.
79 quartos, restaurante e spa
O Corpo Santo Lisbon Historical Hotel tem 79 quartos, incluindo duas suites na cobertura, com vista soberba para o Cais do Sodré e o Tejo, um spa, e um restaurante aberto ao público com capacidade para 70 pessoas.
O hotel tem 5 pisos acima do solo, e um piso subterrâneo onde fica o núcleo museológico. A decoração de interiores foi da responsabilidade do estúdio Branco sobre Branco, de Paula Laranjo e Vera Moreira.