Clima económico volta a melhorar em Maio
O indicador de clima económico em Portugal prolongou em Maio a subida registada desde o início do ano, enquanto o indicador de actividade económica estabilizou em Abril, após ter aumentado no mês anterior, divulgou hoje o INE.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários sectores de actividade) subiu para os 2,0 pontos em Maio (1,8 pontos em Abril e 1,6 pontos em Março do ano anterior).
O indicador de clima económico tem vindo a aumentar desde Janeiro, após ter diminuído nos três meses anteriores.
Já o indicador de actividade económica estabilizou em Abril nos 2,5 pontos já registados em Março, após ter interrompido no mês anterior o perfil positivo observado desde Agosto.
Investimento e Consumo privado aumentam
O indicador quantitativo do consumo privado aumentou em Abril, reflectindo a aceleração do consumo corrente, tendo também o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) acelerado, “prolongando a expressiva trajectória ascendente iniciada em Junho de 2016, em resultado do contributo positivo mais acentuado da componente de material de transporte”.
De acordo com o INE, em Abril a actividade económica na perspectiva da produção “revelou um abrandamento, tendo os índices de volume de negócios da indústria e dos serviços, bem como os índices de produção da indústria e da construção desacelerado em termos homólogos”.
“Refira-se que o comportamento de alguns indicadores poderá estar influenciado por efeitos de calendário (mais dois dias úteis no trimestre terminado em Março e menos dois dias úteis em Abril, face aos mesmos períodos do ano anterior)”, nota.
Na Área Euro (AE), os indicadores de confiança dos consumidores e de sentimento económico aumentaram em Maio.
Lusa/DI