CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Claude Berda compra 30% do capital da Insula Capital ao Grupo Fibeira

3 de fevereiro de 2020

A PNI Portugal, detida pelo investidor franco-suíço Claude Alain Berda, adquiriu 30% do capital e dos direitos de voto da Insula Capital, detidos pela holding Fibeira, anunciou hoje a sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário.

“Florence Ricou manteve os 69,89% que já detinha na Insula Capital e que foram adquiridos, no início de 2019”, refere a Insula Capital em comunicado, sem divulgar o valor do negócio.

A Insula Capital tem, actualmente, uma carteira de activos sob gestão avaliada em 120 milhões de euros e administra três organismos de investimento colectivo, o Capital Real I e o Foz do Tejo, ambos fundos de investimento imobiliário fechados, e a Mexto Property Investment I, sociedade de investimento imobiliário de capital fixo.

O Capital Real I foi constituído em 2006 e compreende um conjunto de 13 imóveis, prédios rústicos e urbanos, localizados na freguesia e concelho de Loures. Os prédios, com uma área total de terreno de cerca de 115 hectares, estão inseridos na área de intervenção do Plano de Pormenor da Quinta do Correio Mor (PPQCM); o Foz do Tejo, constituído em 2007, foi adquirido pelos actuais participantes em Novembro de 2017. O Fundo é titular da maioria das parcelas que compõem o denominado projecto Foz do Tejo, na freguesia de Caxias, concelho de Oeiras. O loteamento Foz do Tejo, prevê o desenvolvimento de um projecto residencial (moradias, edifícios multifamiliares e torres de apartamentos), unidade hoteleira e de comércio e serviços, implantado num terreno, em anfiteatro, com área de cerca de 32 hectares; por último, a Mexto Property Investment I viria a ser constituída em 2019 e detém o imóvel Avencas Ocean View Residences, na Praia das Avencas em Carcavelos e o imóvel Prior do Crato City Living, em Alcântara.

Claude Berda: chegou, viu, investiu e venceu...

O magnata Claude Berda é proprietário da imobiliária Vanguard Properties, presente em Portugal desde 2016, que tem em curso cerca de um milhão de metros quadrados sob gestão em projetos que se desenvolvem em Lisboa, Oeiras e no Algarve, bem como a Comporta.

Em Novembro do ano passado, o consórcio Vanguard Properties e Amorim Luxury (ligado a Paula Amorim) adquiriu à Gesfimo os activos imobiliários do Fundo da Herdade da Comporta, denominados Comporta Dunes e Comporta Links, que totalizam cerca de 1.380 hectares de área de desenvolvimento e floresta.

A estratégia da Insula Capital passa por “identificar e mobilizar investidores na área imobiliária oferecendo-lhes opções de investimento adaptadas às suas realidades e perfil de retorno alicerçado em modelos de investimento sustentáveis assegurando, elevados padrões éticos e profissionais”, lê-se no comunicado.

Segundo Florence Riçou, “actualmente, a Insula Capital tem activos sob gestão a rondar os 120 milhões de euros”, adiantando que “vai aumentar significativamente este montante nos próximos dois anos, beneficiando precisamente da solidez da nova estrutura de capital da empresa”.

Já o magnata suíço Claude Berda é, actualmente, "um dos maiores promotores imobiliários na Suíça com um milhão de metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) em produção e é ainda proprietário da maior gestora de ativos residenciais em Genebra, num total de 50.000 contratos de arrendamento e rendas anuais de 950 milhões de francos suíços", refere o comunicado.

A Insula Capital tem sob gestão, desde Abril do ano passado, o fundo Foz do Tejo (anteriormente Invesfundo V) detido pela Vanguard Properties, a empresa tem também prestado serviços à Comorta desde que esta foi adquirida pelo consórcio Vanguard Properties e Amorim Luxury.

LUSA/DI