Campus da Nova SBE em Carcavelos quase terminado
Com abertura para o próximo mês de Setembro, as obras do novo Campus da Nova SBE (School of Business and Economics) em Carcavelos, terminam no prazo previsto.
A obra orçamentada em cerca de 50 milhões euros, e que se encontra atualmente em fase de acabamentos, teve início em Setembro de 2016, cerca de três anos após o início dos estudos levados a cabo por esta equipa de projecto. Depois do lançamento da primeira pedra, a 27 Setembro de 2016, o empreendimento foi construído em tempo record pelo consórcio HCI/Alves Ribeiro.
A Nova SBE foi concebida para um terreno com uma área de cerca de 90.000 m2, em frente ao Forte de São Julião da Barra, junto à Praia de Carcavelos, com edifícios baixos, num máximo de três pisos, e amplos espaços verdes exteriores. A área de construção tem cerca de 75.000 m2, constituída em geral por edifícios com estrutura de betão armado, integrando no entanto algumas estruturas metálicas em zonas cujo projeto de arquitetura assim o exigia (estruturas mais amplas ou de complexidade mais elevada).
A GRID Portugal, empresa de engenharia portuguesa com 38 anos de existência e uma das empresas do projeto Portugal Steel da CMM, integrou, a convite do arquitecto Victor Carvalho Araújo, o consórcio que, com a VCA Arquitetos, a Tetractys Arquitectos e a Global Arquitectura Paisagista, constituíram a equipa projectista do novo Campus da Nova SBE.
Para Luís Melo, Gestor de Projeto da GRID e responsável por este projecto em particular, revela que "foi extremamente gratificante fazer parte da equipa responsável por esta obra emblemática. O novo Campus da Nova SBE, oferece uma diversidade de espaços e de edifícios, num conjunto em que a imagem do campus surge associada à simplificação de cada espaço. Um projeto em que se definem ambientes distintos e variados, que fomentam a interação física e que aposta na oferta de uma qualidade académica de excelência na Europa".
O nova Campus da Nova SBE é ainda constituído por uma ampla praça de entrada que dá acesso ao interior do edifício, a um Corpo designado por Claustro, onde estarão centralizadas todas as áreas administrativas da faculdade. A Galeria Central, em ampla estrutura metálica, permite o acesso sucessivo aos três edifícios de ensino, e a um edifício de estudo que estará aberto 24 horas por dia. Uma alameda exterior, que acompanha este grande espaço coberto, permite o acesso a edifícios independentes como a Biblioteca, o Ginásio e um restaurante VIP, localizado no piso superior deste edifício e, no final da alameda ao Grande Auditório.
O projecto prevê ainda uma Residência para estudantes, com capacidade para alojar cerca de 120 alunos.
A GRID foi responsável pela elaboração e coordenação de todos os projectos de especialidades de engenharia, nomeadamente Estruturas e Fundações, Instalações Elétricas, Telecomunicações, Segurança, Instalações Mecânicas, entre outras.