Câmara do Porto vai lançar 3.º concurso para reabilitação da Escola dos Correios em Ramalde
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, adiantou hoje que vai ser lançado um terceiro concurso, no valor de 1,5 milhões de euros, para a reabilitação e ampliação da Escola Básica dos Correios, na freguesia de Ramalde.
Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia da assinatura de acordos entre o município e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Rui Moreira adiantou que, depois dos anteriores concursos terem ficado vagos, o município se prepara para lançar o terceiro concurso para a empreitada de requalificação, reabilitação e ampliação da Escola Básica dos Correios.
Recorde-se que anteriormente, o município portuense lançou dois concursos, tendo ambos ficado vazios. O primeiro por 800 mil euros, o segundo por 1,2 milhões de euros.
O projecto de ampliação e requalificação da estrutura escola remonta já a julho de 20221.
Projecto da CREA-Arquitectos e André Camelo
A empreitada, a cargo da empresa municipal GO Porto e com um prazo de execução de 12 meses, prevê a “reabilitação parcial das peças estruturais na cobertura do edifício existente, a substituição da estrutura secundária em madeira, bem como do revestimento cerâmico”.
Com as obras de ampliação, a escola ficará com capacidade para acolher mais 37 crianças, num total de 145 alunos (25 no pré-escolar e 120 no 1.º ciclo do ensino básico).
A escola será ampliada através da introdução de um novo volume, que irá acomodar no piso térreo uma portaria, zona de recepção de alunos coberta com acesso ao novo edifício e ao existente, uma sala polivalente, instalações sanitárias, zona de vestiário e balneário e, no primeiro piso, uma biblioteca.
No espaço de recreio vão ser introduzidos bancos, mesas, papeleiras, bebedouros, um novo parque infantil contínuo à sala do jardim-de-infância e jogos para os alunos do 1.º ciclo, enquanto o pavimento será substituído e a vedação revista.
O espaço alpendrado no edifício já existente será também ampliado e terá portas para o exterior a partir dos recreios cobertos, garantindo “a ligação interior entre as duas alas da escola”.
Todas as salas de aula serão também requalificadas e as salas do jardim-de-infância serão dotadas de novas instalações sanitárias.
No edifício já existente será reformulada a zona de apoio à cozinha, que ficará com uma área sanitária, de vestiário e com espaço de arrumos, e no refeitório está prevista a instalação de equipamentos de secagem de mãos e um móvel de apoio à arrumação.
A Escola Básica dos Correios “deve o seu nome ao espaço que ocupa ter estado rodeado por habitações originalmente concebidas para funcionários dos CTT, no bairro Pereiró, nos anos 40”.
O projecto de reabilitação e ampliação é da responsabilidade do CREA – Arquitectos e André Camelo
Lusa/DI