
Calatrava e Saint Germain querem projectar “Novo Barreiro”
As propostas de cinco milhões de euros cada, da empresa Calatrava Grace LLC do reconhecido arquitecto espanhol Santiago Calatrava, que projectou a Estação do Oriente no Parque das Nações e da portuguesa Saint Germain, prometem mudar a face do Barreiro.
As propostas surgem no âmbito da requalificação da Quinta Braamcamp, no Barreiro. A Câmara Municipal recebeu dois projectos, através do concurso público referente à alienação dos terrenos, que visa devolver este espaço aos barreirenses.
Uma das propostas é da Calatrava Grace LLC, que está presente em várias capitais mundiais, incluindo Lisboa.
O outro projecto é da Saint Germain – Empreendimentos Imobiliários, S.A., empresa com sede em Leiria e especializada na compra e venda de bens imobiliários.
Ambas as candidaturas vão agora ser analisadas pelo júri.
Os 21 hectares de terreno da Quinta Braamcamp vão ser ocupados em 95% por zonas desportivas, espaços verdes e de lazer. Os restantes 5% serão para construção de habitação. Rui Braga, Vereador do Planeamento da Câmara Municipal do Barreiro, considera que “além de muito prestigiantes, estas propostas reforçam a nossa convicção de que é possível e desejável devolver a Quinta Braamcamp aos barreirenses. Estamos empenhados na construção de um Novo Barreiro: uma cidade de futuro, que responde às necessidades e ambições da nossa população, que oferece qualidade de vida e que tem em conta preocupações sociais e ambientais”.
O júri do concurso está agora analisar as duas propostas e irá anunciar, em breve, qual o projecto escolhido.