
Siemens Gamesa compra a fábrica da Ria Blades em Vagos
Após a aquisição da Ria Blades, em Vagos, Portugal, a Siemens Gamesa concluiu a compra de activos seleccionados da Senvion anunciada em Outubro de 2019 (a aquisição dos activos Onshore Service e IP foi concluída em Janeiro de 2020). O preço total de compra dos activos seleccionados da Senvion, incluindo a unidade fabril em Vagos, os activos da Onshore European Services e a IP, é de 200 milhões de euros.
A Siemens Gamesa Renewable Energy anunciou hoje a aquisição final de todas as acções da Ria Blades, S.A., a entidade empresarial que detém e opera a fábrica de produção de pás de turbinas eólicas onshore em Vagos, Portugal, bem como outros activos adicionais necessários para o funcionamento da fábrica. A conclusão desta aquisição significa que a empresa concluiu totalmente a aquisição de activos seleccionados da Senvion.
De acordo com a empresa, esta aquisição irá contribuir para o reforço da competitividade da Siemens Gamesa no seu negócio onshore, absorvendo o crescimento esperado de produção de fornecedores externos, principalmente da Ásia, e tornar-se-á um centro de exportação para os mercados internacionais.
A aquisição da fábrica também aumentará a capacidade de fabricação existente e limitará a exposição à obstrução na cadeia de abastecimento, assim como a volatilidade dos mercados de câmbio estrangeiros e tarifas comerciais.
Uma das fábricas mais competitivas da Europa
"A aquisição da fábrica da Senvion, Ria Blades, foi uma oportunidade que não poderíamos perder. Trata-se de uma das fábricas mais competitivas da Europa, uma fábrica de última geração que se complementa muito com a nossa pegada actual. A nova fábrica vai ajudar-nos a servir diferentes mercados com diferentes modelos e vamos fazê-lo de acordo com os mais elevados padrões de qualidade de fabrico", refere Alfonso Faubel, CEO da unidade de negócios Onshore da Siemens Gamesa.
"Estamos satisfeitos por termos conseguido concluir o processo de aquisição de forma construtiva, em conjunto com os nossos novos colegas e parceiros", disse Markus Tacke, CEO da Siemens Gamesa. "Estamos a operar num ambiente de mercado altamente competitivo e, para manter o sucesso neste ambiente, exige que nos esforcemos continuamente para encontrar formas de crescer e nos adaptarmos à dinâmica do mercado", acrescentou Tacke.
A integração dos activos Onshore European Service e da Propriedade Intelectual (IP) começou no início de Janeiro de 2020 e irá reforçar o portfólio de serviços multimarcas da Siemens Gamesa, permitindo à empresa prestar serviços a uma gama ainda mais vasta de tecnologias de turbinas eólicas.
A aquisição da unidade Onshore European Service acrescentou aproximadamente 9GW à sua gestão e operação em 13 países europeus, elevando o serviço total de operação e manutenção para cerca de 69 GW globalmente, diversificando ao mesmo tempo o mix de negócios e a exposição geográfica na Europa, com contratos que têm visibilidade a longo prazo e altas taxas de renovação.