CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

construção, habitação, seguros

A internacional Aserta entra em Portugal para transformar a caução

22 de abril de 2025

A Aserta, grupo de seguros de caução na Ibero-América, anuncia a sua chegada a Portugal, com soluções para impulsionar sectores como a construção, o imobiliário e as obras públicas.

Com uma presença consolidada em mais de 16 países, incluindo Espanha e México, a empresa aposta no mercado português com uma oferta diferenciadora assente na tecnologia, digitalização e agilidade operacional.

O início das operações está previsto para o verão de 2025, após a obtenção da autorização das autoridades reguladoras. A Aserta operará inicialmente em regime de livre prestação de serviços, de acordo com a regulamentação europeia, com base na sua sede em Espanha, onde já lidera o mercado com uma quota de mercado de 19,32% e 50,8 milhões de euros em prémios.

Com 100 anos de história, a Aserta estabeleceu-se como uma das principais referências mundiais no sector das garantias. A sua proposta conta com o apoio das principais resseguradoras internacionais - Munich Re, Hannover Re e Everest Re - com uma aposta firme na transformação digital.

A empresa tem uma capacidade de subscrição de até 350 milhões de euros por cliente ou grupo e um rácio de solvência de 466% em 2024. Estes valores são apoiados por classificações de agências internacionais como a Fitch (BBB-), a Moody's (Baa2) e a AM Best (A), que avalizam a sua solvência e estabilidade.

Para além de oferecer garantias tradicionais em sectores como as obras públicas, a construção, a energia, as importações e o imobiliário, o seu modelo de gestão é 100% digital.

Entre as suas inovações está o Zero Risk Score (ZRS), solução proprietária baseada em inteligência artificial que avalia o risco de não pagamento em tempo real e oferece compensação automática em caso de erro no modelo preditivo. Destaca-se também o nowo by Aserta, um seguro de caução para arrendamentos imobiliários, concebido para simplificar a contratação entre inquilinos e senhorios.

Portugal, uma expansão natural

A entrada em Portugal responde a uma estratégia de crescimento coerente com a evolução do mercado europeu. A proximidade geográfica, cultural e económica entre Portugal e Espanha facilita esta expansão natural na Península Ibérica.

A operação será liderada por Nuno Oliveira Matos, Country Manager para Portugal, e contará com o apoio de uma rede de mediadores.

Enrique Murguía Pozzi, Presidente do Grupo Aserta, destaca: "Estamos orgulhosos de celebrar o nosso centenário com um passo fundamental para o futuro. Portugal representa um mercado estratégico no qual queremos liderar com inovação, serviço e confiança".

"A nossa chegada reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do mercado europeu. Temos a experiência, os recursos e a visão para transformar o sector de garantias também em Portugal", conclui Mario Garcia Cueto, CEO da Aserta Europe.

PUB
PUB
PUB
Habitação
Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação - alerta Provedoria de Justiça
22 de abril de 2025