40% do investimento imobiliário na Comporta e em Melides é estrangeiro
Alemães, ingleses e norte-americanos são os que mais compram nesta região, de acordo com as transacções efectuadas pela Engel & Völkers.
Esta conclusão resulta do estudo Market Report Portugal, da rede de mediação imobiliária de origem alemã. Trata-se de um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com a Instituto de Marketing Research, que analisam as transações imobiliárias intermediadas pela multinacional alemã no período 2023-2024, nos mercados imobiliários de Braga e Guimarães, Porto, Lisboa e Oeiras, Cascais e Estoril, Comporta e Melides, Lagos, Portimão, Albufeira e Carvoeiro, Vilamoura e, por fim, Faro e Tavira.
Analisando as regiões da Comporta e de Melides, relativamente às transações efectuadas pela Engel & Völkers, é possível verificar que o investimento estrangeiro representa cerca de 40% do número total de transacções efectuadas pela agência na região. Relativamente às nacionalidades que lideram as transações, é possível verificar que actualmente são os alemães, ingleses e norte-americanos que têm mais expressão na região.
Quando ao preço das habitações, comparativamente com 2023, a região de Comporta e Melides registou uma variação anual no preço médio de 28,57%, atingindo um valor de 9000 euros/m2. Já em Alcácer do Sal revela-se uma tendência consistente de valorização desde 2022, atingindo em 2023 os 2067 euros/m2. Por sua vez, Grândola apresenta a mesma tendência, mas mais atenuada, atingindo os 1273 euros/m2 no final de 2023.
No que diz respeito à oferta de produto residencial novo nesta zona, existe alguma volatilidade, no entanto, verificou-se um crescimento em 2023, tanto em número de licenças, que registou um aumento de 30,8%, como em fogos concluídos, que em 2023 registou um aumento de 26,4% relativamente ao ano anterior.
Relativamente ao mercado de arrendamento, a região de Comporta e Melides mantém a sua pouca expressão, tendo sido celebrados 74 novos contratos em 2023.