39% dos portugueses consideram o adiamento de grandes projectos
O poder de compra tem sido uma das grandes preocupações dos portugueses no último ano. Consequentemente, os cidadãos (39%) veem-se obrigados a adiar grandes projectos, conforme revelam os resultados do Observador Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, sobre o poder de compra.
Por outro lado, apesar da conjuntura económica actual, 13% revelaram ter mais vontade de realizar grandes projectos e 26% mantêm a vontade de os concretizar. É na faixa etária dos 25 aos 34 que há um maior número de inquiridos a afirmar que irão adiar a sua concretização e é na faixa etária dos 18 aos 24 anos que há mais inquiridos a responder que tem mais vontade de concretizar grandes projectos.
Viajar é o “projecto” que mais portugueses tencionam realizar nos próximos dois anos (41%), seguindo-se as obras em casa (30%) e a compra de um carro (29%). É na faixa etária mais jovem, dos 18 aos 24 anos, que há um maior número de inquiridos com planos para viajar e também comprar um carro.
De recordar que no final do ano, oito em cada 10 portugueses desejavam viajar este ano. Por outro lado, na lista de resoluções para 2024 os inquiridos colocavam ainda outras metas, como praticar desporto (34%), remodelar a casa (27%), começar uma poupança (24%), comprar uma nova viatura (23%), adoptar uma alimentação mais saudável (22%), mudar de emprego (17%) ou retomar os estudos (11%).