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34% dos viajantes portugueses utiliza inteligência artificial para reservar as férias de Verão

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34% dos viajantes portugueses utiliza inteligência artificial para reservar as férias de Verão

9 de setembro de 2025

Com o início das férias de Verão, a inteligência artificial está a redefinir a forma como os viajantes planeiam e reservam as suas viagens, refere o estudo da Adyen, "Hospitality and Travel Report 2025".

O estudo revela o papel transformador da inteligência artificial no comportamento e na decisão de compra dos viajantes. Uma das principais tendências identificadas é a crescente procura por parte dos consumidores em obter funcionalidades de pesquisa de produtos e transacções realizadas directamente nas plataformas de reservas das empresas de hotelaria.

Apesar da crescente adopção de inteligência artificial por parte dos consumidores, diversas empresas do sector hoteleiro em Portugal enfrentam desafios devido à fragmentação dos sistemas de pagamento. Em Portugal, 67% dos retalhistas considera que esta fragmentação entre os sistemas online e presencial dificulta a simplificação das operações e a reconciliação eficiente nos hotéis. A Adyen colabora com estas empresas, desenvolvendo plataformas que oferecem apoio tanto para os retalhistas como para os seus clientes, através de uma tecnologia de transacções sem atritos. 

Boomers e Geração X impulsionam o crescimento da adopção de IA

Com o início das férias de Verão, a inteligência artificial está a redefinir a forma como os viajantes planeiam e reservam as suas viagens. Num inquérito realizado a 40.000 consumidores em 27 países, um terço (35%) utilizou a IA para descobrir destinos, um aumento de 74% face a 2024. Apesar da Geração Z (57%) e os Millennials (47%) se afirmarem como os utilizadores mais ativos, o maior crescimento foi registado entre os Baby Boomers (211%) e a Geração X (212%). 

54% dos Baby Boomers em Portugal afirma que a IA contribuiu para filtrar a informação, evidenciando a crescente adoção da tecnologia entre todas as gerações. As redes sociais são consideradas uma frustração para mais de (71%) dos viajantes que se sentem incomodados com plataformas repletas de anúncios, patrocínios e conteúdos de influenciadores. A IA está a ajudar a eliminar este ruído, ao proporcionar inspiração de forma mais rápida do que qualquer outro método (66%). 
"A tecnologia baseada em inteligência artificial tornou-se essencial para os hóspedes que procuram inspiração para destinos e itinerários rápidos, divertidos e personalizados, especialmente com a chegada das férias de Verão”, afirma Phil Crawford, Diretor Global de Hospitality da Adyen. Os hóspedes estão a utilizar cada vez mais a inteligência artificial para tornar as suas viagens mais simples, e os fornecedores de serviços de hotelaria estão a procurar investir para satisfazer esta procura crescente”.
Sector hoteleiro investe em IA para acelerar o crescimento

O Hospitality and Travel Report 2025 da Adyen destaca a crescente expectativa dos hóspedes relativamente à adoção da tecnologia baseada em IA por parte das empresas, com o objetivo de melhorar as experiências de compra relacionadas com viagens e hotelaria. 

As empresas do setor hoteleiro, em Portugal, reconhecem a mudança nas tendências de consumo. Quase metade (46%) considera que as ferramentas de pesquisa baseadas em inteligência artificial, que ajudam os hóspedes nas decisões de reserva, irão transformar o setor em 2025. Uma percentagem semelhante (43%) acredita que a automatização impulsionada pela IA, terá um papel decisivo na personalização da experiência dos hóspedes e na transformação do setor.

Os pagamentos são a ponte crítica entre a descoberta impulsionada pela inteligência artificial e a experiência completa do hóspede, desde a reserva de um quarto até ao checkout do hotel. Phill Crawford acrescenta: As empresas do sector hoteleiro estão a integrar cada vez mais funcionalidades baseadas em inteligência artificial nas suas plataformas, para garantir uma experiência de pagamento mais fluida aos hóspedes.”

A fraude é uma preocupação para os hóspedes e retalhistas do sector hoteleiro

A fraude continua a ser um desafio operacional significativo, com (36%) dos fornecedores de serviços de alojamento em Portugal a reportarem um aumento significativo nas tentativas de fraude nos pagamentos no último ano. À medida que o setor recorre à inteligência artificial para impulsionar a personalização e otimizar operações, os pagamentos desempenham um papel fundamental para possibilitar esta transformação, sobretudo no que diz respeito à confiança e segurança. O Adyen Uplift integra o Protect, uma solução de prevenção de fraudes com inteligência artificial, que ajuda as empresas a reduzir em média as suas regras de risco manuais em 86% e permite que os hóspedes genuínos efectuem reservas sem atritos.