West Cliffs Resort, em Óbidos, tem 4 novas villas construídas pela Carmo Wood
A empresa nacional Carmo Wood, especialista em madeira tratada e soluções de engenharia e construção, acaba de inaugurar quatro novas luxuosas villas no resort de 5 estrelas West Cliffs, em Óbidos, na região do Oeste Turismo do Centro.
A empresa dfoi escolhida para a projecção e construção das quatro recém-inauguradas Twin Villas West Cliffs cuja estrutura de paredes e parte da cobertura, inicialmente projectadas em betão e alvenaria, foram alteradas para uma solução em madeira, mais sustentável e em harmonia com a paisagem envolvente. Esta alteração permitiu ainda alcançar uma maior rapidez de execução, essencial, naturalmente, em qualquer projecto turístico.
O resort West Cliffs encontra-se localizado entre dunas de areia natural e vegetação costeira, intercaladas com áreas de pinhal e vistas exclusivas sobre o Atlântico e a lagoa de Óbidos, mesmo ao lado de outro resort de referência: O Praia d’El Rey Resort.
"Os requisitos do West Cliffs, responsável pelo projecto, eram simples: projectar villas premium que se integrassem na natureza envolvente e conseguir respeitar o princípio basilar de sustentabilidade do projecto", refere João Figueiredo, COO e administrador da Carmo Wood. "Preparada para este tipo de desafios, a Carmo Wood respondeu com uma solução de construção pré-fabricada in-house, em fábrica, transportada posteriormente para o local da obra em módulos, o que permitiu reduzir o tempo de execução das quatro villas para apenas cinco meses, ao invés dos 11 meses previstos para a construção tradicional", acrescenta.
A solução em Wallframe, desenvolvida para o West Cliffs pelo departamento técnico da Carmo Wood - refere o gestor - “verificou-se a melhor solução para assegurar o design e isolamentos necessários para este projecto. O sistema construtivo em Wallframe consiste na utilização de painéis de uma estrutura em prumos verticais e horizontais em madeira maciça, entaipado em ambos os lados com placas de OSB e com preenchimento do núcleo com isolamento térmico (lã-de-rocha). Esses painéis são estruturais e funcionam em panos de paredes.
"Para além de todas estas vantagens, este tipo de construção permite ainda um menor impacto da obra no local, onde já existem outras villas em funcionamento, já que necessita de um estaleiro muito mais pequeno, instalado por muito menos tempo, e com menos resíduos para uma obra mais simples e limpa", explica o responsável.
O resort foi premiado, em 2022, com o Galardão Chave Verde – Green Key, um prémio internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal, da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE).