CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Villa Pernoi: Entre a água e o verde do Algarve eleva-se a beleza da arquitectura portuguesa

2 de julho de 2020

A vista da Villa Pernoi perde-se pelo verde intenso da envolvente, na imensidão da Baía de Lagos e na diversidade visual das marés da Ria de Alvor. Uma casa com a assinatura do arquitecto Mário Martins.

"O extenso programa, a topografia e a amplitude de vistas sugerem um desenho orgânico, na busca dos diferentes pontos de interesse, na escala da envolvente e na articulação com o suporte físico", refere o arquitecto.

Segundo a memória descritiva, "um espaço vazado permite que o jardim atravesse a casa, dotando-a de um pátio ajardinado. É o negativo de um volume, um não espaço, ou um vazio, que se quer sem utilização. A função deste pátio é organizar as vistas e dotar a casa de um sentido, de uma charneira. As linhas recortadas e 'angulosas' divergem desse pátio para estabelecer a melhor relação com as linhas e a escala do território".

Para Mário Martins, é também evidente a relação da casa com o seu suporte natural, através da pedra travertino, que reveste todo o seu piso inferior, "o que simultaneamente retira escala ao edifício, aconchega-o ao tereno e solta visualmente o branco do piso superior".

O piso superior flutua sobre o jardim, tal como o passadiço que lhe garante o acesso direto. Este é o piso onde a sala, cozinha e terraços contíguos convivem num espaço amplo, de vistas e atmosferas diferentes. Os dois maiores quartos, com pátios privativos ocupam uma zona mais íntima.

 No piso inferior, que se assume como o embasamento, desenvolvem-se os outros quartos e demais áreas de apoio à casa. Neste nível, a piscina retangular e longa, acontece no meio do espaço ajardinado.

"A casa quer-se discreta, tranquilamente no seu lugar", conclui o arquitecto.

Ficha Técnica:

VILLA PERNOI

Data: 2018 / 2019

Localização: Lagos - Portugal

Arquitectura: Mário Martins 

Colaboração: Nuno Colaço; Kirsti Oygarden; Rui Duarte; Lidia Leung; Ariana Silva; Mariana Franco

Construtor: MAE - Marques Antunes Engenharia, Lda 

Fotografia: © Fernando Guerra FG+SG